Sindicato dos 				        bancarios de franca e regiao filiados

Utilidades

  • Acesse seu banco
  • Jornais
  • Links úteis

Previsão do tempo

Noticias

11/10/2021 - 14:38:24

Sindicato participou de reunião com o BB sobre o retorno ao trabalho presencial

 

Foi realizada na manhã desta segunda-feira (11) reunião entre a CONTEC e o Banco do Brasil para discutir o retorno ao trabalho presencial. O diretor do sindicato Rogério Marques participou do encontro.

 

Os representantes do Banco do Brasil informaram os dirigentes da CONTEC que após o banco, há cerca de duas semanas, convidar os funcionários que estavam em home office a retornarem ao trabalho presencial, na semana passada foi emitido um comunicado interno informando que a partir deste mês será iniciado o processo de retorno nos locais de trabalho.

 

Inicialmente, 30% dos que estão trabalhando em casa retornarão ao presencial neste mês. Em novembro este número atingirá 60% e em dezembro 100% já estarão trabalhando presencialmente, à exceção dos trabalhadores pertencentes ao grupo de risco, conforme Portaria nº 20 do Ministério da Economia e Secretaria Especial de Previdência e Trabalho.

 

Segundo o banco, as GEPES de todo o país serão responsáveis por acompanhar o retorno com relação às medidas protetivas, garantindo assim a integridade da saúde dos funcionários.

 

A CONTEC salientou que o retorno deve ser feito com todo o cuidado que a situação exige, pois a pandemia ainda não acabou e solicitou ao banco que intensifique as orientações de prevenção para o quadro de funcionários, que garanta a permanente higienização dos aparelhos de ar condicionado como também de todo o ambiente de trabalho. O distanciamento previsto na legislação deve ser rigorosamente acompanhado também.

 

Sobre o retorno gradual, o BB informou que serão respeitados os percentuais previstos em cada mês e não necessariamente deverão retornar todos no mesmo dia, devendo esta questão ser decidida em comum acordo entre gestores e subordinados. Ainda de acordo com os representantes da empresa, a logística envolvida no retorno não permite que os percentuais de cada mês sofram alteração.

 

Os representantes dos trabalhadores relataram ao banco que existem funcionários que estão em home office por possuírem alguma comorbidade e que querem retornar ao trabalho presencial, porém o banco não está autorizando o retorno. Sobre este assunto, o Banco do Brasil disse que o funcionário primeiramente deve ter em mãos um laudo de seu médico atestando que ele já tem condições de trabalhar presencialmente. Depois disso, o laudo deve ser encaminhado para o SESMT para avaliação e se necessário for, poderá ser feita também uma avaliação médica deste trabalhador por parte dos profissionais de saúde do banco. Somente após um parecer favorável do banco é que o funcionário poderá retornar ao trabalho presencial. Em hipótese alguma os funcionários do grupo de risco devem retornar por conta própria ou por pressão de seu gestor.

 

Questionado, o BB afirmou que por enquanto o horário de atendimento das agências não será alterado, mas que seguirá as decisões da Febraban sobre este assunto.

 

Sobre a adoção do trabalho remoto permanente, o banco informou que ainda não há previsão de quando esta modalidade de trabalho será implementada.

Associe-se

Webmail

Untitled Document

Destaque


 


 

 

 

 


 
 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 


 


 


 


 

 


 


 

Sede Social
Rua José Bonifácio, 1479 - Centro - 14400-530 - Franca/SP
Fone: 16 3403-6400 - Fax: 16 3403-6401

Tecnologia - Grupo DARU