Sindicato dos 				        bancarios de franca e regiao filiados

Utilidades

  • Acesse seu banco
  • Jornais
  • Links úteis

Previsão do tempo

Noticias

24/03/2020 - 22:20:40

Coronavírus: Atuação dos sindicatos garante empregos, redução do horário de atendimento e home office para 50% da categoria

 

Na última semana, o movimento sindical e a FENABAN reuniram-se em três ocasiões para debaterem a pandemia do coronavírus e as medidas de prevenção a serem adotadas para coibir a contaminação do COVID-19 pelos bancários.

 

 

Na medida que notícias davam conta do avanço da doença pelo país, os representantes dos bancários prontamente contataram os banqueiros e apontaram para a necessidade de  uma urgente discussão sobre o tema. No primeiro encontro, a FENABAN demonstrou resistência a várias reivindicações da categoria, principalmente com relação ao fechamento das agências.

 

Mas através de muita persistência, o movimento sindical, aos poucos, foi tendo parte de suas reivindicações atendidas e já no fim da semana passada algumas instituições já anunciavam mudanças no funcionamento e no horário de atendimento das agências bancárias.

 

A última reunião com os bancos aconteceu nesta segunda-feira (23/03) e apesar de algumas reivindicações atendidas, os sindicatos continuaram insistindo com os bancos para que medidas uniformes e mais contundentes fossem colocadas em prática.

 

Já na noite de ontem e início da manhã de hoje (24/03) algumas instituições deram início a implementação de medidas para diminuir o fluxo de pessoas nas agências e assim inibir o contágio pelo COVID-19.

 

Desde hoje, as agências dos cinco maiores bancos do país estão funcionando em horário reduzido, das 10h00 às 14h00. Para atender o público considerado vulnerável, caso dos idosos, o funcionamento será das 09h00 às 10h00, à exceção do Bradesco, que atenderá este público das 08h00 às 10h00.

 

Os bancos se comprometeram também a fazer contingenciamento para adentrar as agências, inclusive no autoatendimento. Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil irão atender presencialmente somente casos essenciais e situações em que não seja possível a operação nos canais alternativos oferecidos pelas instituições.

 

Santander e Itaú, atendendo outra reivindicação do movimento sindical, suspenderam as demissões enquanto durar a pandemia, a não ser em casos de justa causa. O Bradesco ainda não se manifestou a respeito do assunto, mas será cobrada uma resposta da empresa sobre o tema.

 

As negociações com os banqueiros garantiram que cerca de 200 mil bancários estejam em suas casas, trabalhando em sistema home office ou por fazerem parte do grupo de risco. Esse número poderá aumentar, já que alguns bancos implementaram nos locais de trabalho o sistema de rodízio, conforme regras próprias de cada instituição.

 

Outra importante reivindicação atendida por alguns bancos foi a antecipação integral do pagamento do 13º salário.

 

Por último, a partir de hoje, tanto a FENABAN como os grandes bancos que operam no país, deram início a campanhas de mídia para incentivar os seus clientes a usarem os canais alternativos de atendimento e também para alertar sobre a necessidade  da população permanecer em suas casas e ir aos bancos somente em casos de extrema necessidade.

 

O movimento sindical e a FENABAN, durante este período crítico de saúde pública, estarão em permanente contato e caso alguma medida esteja sendo descumprida por algum banco ou gestor, denuncie imediatamente ao sindicato, para que o caso seja levado ao conhecimento da FENABAN, que se comprometeu a auxiliar na resolução dos problemas que por ventura surgirem. Dada a  dinâmica com que os fatos estão de desenvolvendo, bancários e banqueiros se reunirão toda vez que a situação assim exigir e novas medidas poderão ser tomadas a qualquer tempo.

 

Associe-se

Webmail

Untitled Document

Destaque


 

 
 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 


 


 


 


 

 


 


 

Sede Social
Rua José Bonifácio, 1479 - Centro - 14400-530 - Franca/SP
Fone: 16 3403-6400 - Fax: 16 3403-6401

Tecnologia - Grupo DARU