Sindicato dos 				        bancarios de franca e regiao filiados

Utilidades

  • Acesse seu banco
  • Jornais
  • Links úteis

Previsão do tempo

Noticias

25/07/2020 - 09:50:17

CONTEC entrega pauta de reivindicações ao Banco do Brasil e debate sobre o comunicado de retorno ao trabalho

 

A CONTEC (Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Empresas de Crédito) entregou ao Banco do Brasil na tarde de ontem (24), através de videoconferência, a pauta de reivindicações dos funcionários para a Campanha Salarial 2020. O diretor do sindicato Rogério Marques participou da reunião.

 

A CONTEC afirmou ao banco que a pauta contempla a renovação do Acordo Coletivo vigente e novas cláusulas que tratam da prevenção à Covid-19 e o trabalho em regime de home office.

 

Assim como a CONTEC, o Banco do Brasil manifestou também o desejo de encerrar as negociações até o fim da vigência do acordo atual. Caso as negociações não sejam concluídas até o dia 31/08/2020, a CONTEC destacou então ser muito importante que o Acordo Coletivo seja prorrogado até a assinatura de um novo instrumento.

 

COMUNICADO DE RETORNO AO TRABALHO

Após a entrega da pauta de reivindicações, a CONTEC voltou a manifestar-se contra o retorno ao trabalho presencial dos funcionários que coabitam com pessoas do grupo de risco. Segundo a CONTEC, a comunicado do banco é confuso e não tem regras claras, dando margem à diversas interpretações.

 

Os sindicatos denunciaram que alguns gestores estão fazendo convocação para o retorno ao trabalho presencial, desconsiderando a possibilidade de trabalho em home office para este grupo de funcionários, já que o comunicado abre esta possibilidade.

 

Como o BB já afirmou que não voltará atrás em sua decisão, Rogério argumentou que o banco deveria pelo menos levar em consideração as cidades e regiões que estão na fase vermelha no Plano São Paulo e dos demais estados, ou seja, em estado elevado do nível de contágio, excluindo por ora estas localidades do retorno ao trabalho.

 

De acordo com o banco, a possibilidade de retorno deste grupo de funcionários deve-se ao fato de várias agências estarem trabalhando com número muito reduzido de trabalhadores e que desde o início da pandemia estão com excesso de trabalho. Ainda segundo o banco, o aumento gradual das flexibilizações fez com que a demanda por serviços nas agências aumentasse sensivelmente.

 

Diante das divergências de entendimento que o comunicado provocou, a CONTEC solicitou ao banco a emissão de um novo comunicado, mas desta vez de maneira clara e objetiva, ressaltando NÃO se tratar de uma convocação para o retorno ao trabalho, mas sim da abertura desta possibilidade, após análise de cada caso. O Banco do Brasil afirmou que não emitirá um novo comunicado, por entender que o documento atual é claro nas informações.

 

Por não se tratar de uma convocação, o banco afirmou que busca um equilíbrio entre suprir a necessidade de força de trabalho presencial e também proteger a saúde dos trabalhadores.

 

A orientação do banco para os casos em que o coabitante do funcionário possua sérios problemas de saúde e que o retorno ao trabalho proporcionará um risco extremo de complicações em seu quadro, que GEPES seja acionada para análise do caso.

Associe-se

Webmail

Untitled Document

Destaque


 

 
 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 


 


 


 


 

 


 


 

Sede Social
Rua José Bonifácio, 1479 - Centro - 14400-530 - Franca/SP
Fone: 16 3403-6400 - Fax: 16 3403-6401

Tecnologia - Grupo DARU