Sindicato dos 				        bancarios de franca e regiao filiados

Utilidades

  • Acesse seu banco
  • Jornais
  • Links úteis

Previsão do tempo

Noticias

23/03/2020 - 19:46:18

Coronavírus: FENABAN promete dar resposta amanhã às reivindicações dos bancários

 

O movimento sindical reuniu-se pela terceira vez hoje (23/03) com a FENABAN para tratar da pandemia do coronavírus que assombra todo o planeta.

 

 

Os representantes dos bancários voltaram a afirmar aos banqueiros que os bancos continuam com grandes aglomerações de clientes, mesmo nos locais onde está havendo contingenciamento na entrada dos estabelecimentos. Isso tem colocado os bancários muito vulneráveis à contaminação pelo COVID-19 e entendem que o atendimento bancário presencial deve ser suspenso.

 

Por outro lado, a FENABAN afirma que o atendimento bancário é essencial neste momento e que o fechamento total dos bancos impediria a circulação de moeda, levando o país a um caos econômico. Ainda de acordo com os banqueiros, só o anúncio de que os bancos fechariam, levaria a uma corrida às agências sem precedentes, literalmente “quebrando o país”.

 

Segundo a FENABAN, cerca de 15 milhões de aposentados recebem seus benefícios através do cartão e não possuem conta para o crédito, e desse total, a maioria necessita de auxílio para sacar a sua aposentadoria e pagar suas contas. Ainda de acordo com dados da FENABAN, cerca de 200 mil bancários hoje estão em suas casas, ou trabalhando em regime de home office ou por fazerem parte de grupos de risco.

 

Sobre os decretos municipais e estaduais que decretaram o fechamento de agências bancárias, a FENABAN informou que já está tomando as providências jurídicas para retomar a abertura dos estabelecimentos, pois entende que legislar a respeito de horário de funcionamento dos bancos compete à União.

 

Por outro lado, as entidades sindicais cobraram dos bancos a realização de campanhas maciças na mídia, informando sobre os canais alternativos de atendimento bancário e conclamando os clientes e usuários a não saírem de casa para realizar transações bancárias.

 

As entidades então apresentaram várias propostas aos bancos para proteger a saúde dos bancários e também dos clientes. Edson Santos, presidente do sindicato, argumentou que uma medida simples e que poderia diminuir a presença de idosos nas agências, público mais vulnerável ao contágio, seria efetuar o pagamento dos benefícios do INSS durante dez dias no mês e não em cinco como é hoje.

 

Confira as principais reivindicações dos bancários à FENABAN na reunião desta segunda-feira:

 

- Fechamento das agências bancárias e demais unidades;

 

- Suspensão das metas;

 

- Manter atendimento não presencial das atividades consideradas essenciais pelo decreto 10.282/2020; Que estabelece em seu artigo 3º § 1º inciso XX que são atividades essenciais no setor financeiro: “compensação bancária, redes de cartões de crédito e débito, caixas bancários eletrônicos e outros serviços não presenciais de instituições financeiras”.

 

- Agendamento para casos de atendimento presencial em caso de extrema necessidade;

 

- Redução da jornada para os que tiverem que ir ao local de trabalho;

 

- Garantia de deslocamento seguro para os que tiverem que fazer o atendimento não presencial de abastecimento e processamento do auto atendimento;

 

- Disponibilizar máscara, luvas e álcool em gel para os que irão realizar essas atividades essenciais;

 

- Suspensão das demissões;

 

- Home office para todos os bancários e bancárias, com exceção de quem vai as agências para dar suporte ao funcionamento dos caixas eletrônicos. Devendo haver escala de revezamento. Não podendo ser incluído no mesmo os funcionários que estão nos grupos de risco; que não tem com quem deixar os filhos menores e àqueles que co-habitem com pessoas enquadradas no grupo de risco, (por exemplo dos pais idosos);

 

- Garantia da ultratividade dos Acordos e Convenções Coletivas até 31/01/2021;

 

- A MP 927 não será adotada sem negociação coletiva com os sindicatos;

 

- Suspensão dos descomissionamentos;

 

- Antecipação do Vale Alimentação;

 

- Que os bancos façam campanha na mídia orientando os clientes sobre o uso dos meios digitais; caixas eletrônicos e os riscos da contaminação do coronavírus;

 

- Suspensão dos vencimentos dos boletos por sessenta dias;

 

- Isenção de tarifas (clientes com renda até dois salários mínimos) de três transferências eletrônicas mês (TED E DOC) para diminuir a contaminação pelo uso de cédulas;

 

A reunião de hoje com a FENABAN foi realizada através de audioconferência e contou com a participação do presidente do sindicato Edson Santos. Demais membros da diretoria também participaram como ouvintes.

 

A FENABAN se comprometeu a dar uma resposta às reivindicações nesta terça-feira (24).

 

Clique na foto para ampliar a imagem

 

Associe-se

Webmail

Untitled Document

Destaque


 

 
 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 


 


 


 


 

 


 


 

Sede Social
Rua José Bonifácio, 1479 - Centro - 14400-530 - Franca/SP
Fone: 16 3403-6400 - Fax: 16 3403-6401

Tecnologia - Grupo DARU