Reunião com o Santander debateu questões relacionadas à Saúde
Aconteceu na última segunda-feira (05/04) reunião entre o movimento sindical e o Santander. Na pauta foram debatidos temas relacionados à Saúde.
Os sindicatos têm recebido denúncias relacionadas a não emissão da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) e também de atrasos na emissão do documento.
Segundo o banco, o próprio funcionário pode solicitar a emissão da CAT pelo Portal RH externo ou também pelo App. Para isso, é preciso preencher o formulário que está disponível no portal e enviar o atestado médico, preferencialmente com a indicação de médico assistente para a emissão da CAT. Caso não seja indicado o médico assistente, caberá ao médico do trabalho analisar a emissão do documento. Foi solicitado ao banco que divulgue um passo a passo sobre como solicitar a emissão da CAT. O Santander vai analisar o pedido.
Sobre o atestado médico, o movimento sindical afirmou que faltas estão sendo registradas em virtude do cadastro incorreto do atestado e também pelo registro fora do prazo por parte de gestores. De acordo com o Santander, o próprio funcionário pode cadastrar o atestado em até 48 horas. Para os casos de internação, o atestado pode ser enviado por email ao gestor. O banco lembrou também que a cada cinco dias é enviado um email ao funcionário alertando-o da falta de apresentação do atestado médico e que as faltas estão sendo registradas no sistema.
Mesmo com perícias agendadas no INSS, o banco convocou diversos trabalhadores para exames de retorno às atividades. O banco admitiu o procedimento no ano passado em virtude dos atrasos no INSS devido à pandemia, mas que a situação já está normalizada. A orientação é para que os funcionários mantenham os atestados médicos regularizados e informem a empresa as datas de agendamentos no INSS.
Se mesmo com toda a documentação em ordem o funcionário for convocado para realizar o exame de retorno, o bancário deverá contatar o RH. O exame de retorno é necessário para os casos de alta do INSS, porém com indicação do médico assistente para a manutenção do afastamento. Nesta situação o funcionário deverá apresentar atestados e laudos atualizados, para que possam ser iniciados os trâmites para um novo afastamento.
A função do médico do trabalho é exclusivamente avaliar o estado de saúde do trabalhador e decidir se ele está apto ao não ao trabalho. Qualquer situação diferente, como indução ao retorno, constrangimentos, perguntas não relacionadas ao estado de saúde ou tentativa de fazer o funcionário assinar o Atestado de Saúde Ocupacional em branco antes da avaliação médica, deve ser denunciada ao sindicato.
Na segunda quinzena deste mês o Santander apresentará o calendário de vacinação contra a gripe H1N1, após reivindicação do movimento sindical em antecipar a campanha.