Gestão do Saúde Caixa precisa melhorar
A Caixa Econômica Federal apresentou, em reunião com o Conselho de Usuários do Saúde Caixa e o Grupo de Trabalho (GT) Saúde Caixa, projeções das despesas do plano. Porém, a empresa de consultoria que assessora o Conselho de Usuários e o GT apontou divergências nas projeções e ainda recomendou melhorias na gestão do plano, visando a manutenção da qualidade do atendimento sem grandes impactos no custeio.
Ainda segundo a consultoria, os dados apresentados pela Caixa foram insuficientes para a elaboração de um relatório mais completo, fato que prejudicou uma compilação maior dos números.
O Saúde Caixa é custeado na proporção de 70% para a Caixa e 30% para os empregados, mas a empresa quer limitar sua contribuição, onerando assim os usuários.
Outro problema apontado pelo GT é a insatisfação dos funcionários com o App Saúde Caixa. A Caixa inclusive reconhece o problema e agora está realizando uma avaliação junto aos aposentados.
A criação do GT Saúde Caixa está previsto no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), cujo propósito é avaliar o custeio e a gestão do plano de saúde. O GT é paritário, com representantes do banco e dos empregados.
Até o dia 31/07/2021 deverá ser apresentado um modelo de custeio e gestão, que será debatido na mesa de negociação permanente. Posteriormente, será submetida a apreciação dos empregados em uma votação, para implementação até o início do ano que vem.