CONTEC realiza rodada de negociação com Fenaban

A Comissão Executiva Bancária Nacional de Negociação – CEBNN participou nesta terça-feira (02), da mesa de negociação com representantes da Fenaban, em São Paulo. Foram debatidas cláusulas presentes da pauta de reivindicação dos bancários. Entre os principais tópicos, a comissão tratou das cláusulas ligadas ao teletrabalho e a semana de 4 dias, consequentemente com a redução da jornada diária de trabalho. Houve ainda uma discussão importante sobre a lotação dos empregados em determinada plataforma, embora o trabalhador bancário ou bancária continue trabalhando numa base territorial pertencente a um sindicato onde efetivamente aquele trabalhador desempenhe seu papel. Essa distância da base, priva o bancário de usufruir de benefícios ligados ao Sindicato, como a sede social, clube, convênios e ações judiciais.

Os dirigentes trataram também das cláusulas sociais, de saúde e segurança dos trabalhadores bancários. Pontos sensíveis foram levantados e os tópicos voltarão a ser tratados em nova reunião, porque demandam entendimentos de novos debates.  O presidente da CONTEC, Lourenço Prado, apontou, durante a reunião, a importância de melhorias nas pautas que tratam da qualidade de vida dos trabalhadores.

Durante o debate sobre o teletrabalho e o relacionamento entre a base de trabalhadores e os sindicatos, a comissão ponderou sobre o aspecto da semana de quatro dias úteis de trabalho. Tendência que é seguida mundialmente. As partes concluíram que o tema é de difícil análise e precisa ser aprofundado no Brasil. Os bancários, porém, não poderiam ficar de fora do debate.

AVALIAÇÃO

A CONTEC entende que a reunião manteve um curso razoável no avanço de discussões, principalmente, no que se refere ao teletrabalho.  A CONTEC espera que as próximas rodadas de negociação sejam mais aprofundadas, dando condições de ganhos efetivos, necessários e justos, além da manutenção de pautas importantes.

Participaram da negociação com a Fenaban o primeiro secretário do Sindicato Adenílson Guiraldelli e o diretor de imprensa e comunicação social Rogério Marques.

Com informações da CONTEC