COE se reúne para discutir acordo único apresentado pelo Banco Itaú

A COE CONTEC Itaú se reuniu na tarde do dia 19/12/2024 para tratar do ACT (Acordo Coletivo de Trabalho) que regulamenta o teletrabalho, o sistema alternativo eletrônico de controle de jornada de trabalho, o termo de validação das anotações no registro de ponto eletrônico e das horas, o banco de horas semestral e a bolsa auxílio educação.

Inicialmente, a minuta do referido ACT foi apresentada em uma reunião no dia 12/12/2024, a qual foi convocada pelo banco Itaú e que permitiu somente a presença do presidente da confederação, dos presidentes das federações e do coordenador da COE. Na ocasião, o banco anunciou que vários acordos seriam realizados em blocos, ou seja, um único ACT para diversos temas (matéria pública amplamente no CONTEC Notícias).

Sendo assim, a proposta do acordo foi levada para avaliação e discussão para os demais participantes da COE.

O ACT mencionado acima contempla 5 temas importantes, quais sejam: o teletrabalho, o sistema alternativo eletrônico de controle de jornada, validação do ponto eletrônico, banco de horas semestral e bolsa auxílio educação.

Após a exposição, os dirigentes que estavam participando da reunião tiveram a oportunidade se manifestarem apresentando seus contrapontos.

Um dos grandes questionamentos reside em quais motivos levaram o banco em apresentar um único acordo que reúne vários temas, principalmente na composição do bolsa auxílio educação que vence em dezembro de 2024, com pouco tempo para debate e contrapropostas.

O banco de horas semestral e a validação das anotações no registro de ponto eletrônico e das horas extras gerou descontentamento e desaprovação pela maioria dos participantes. A sugestão foi para retirar esses temas do acordo para seguir discutindo a proposta.

A reunião foi produtiva e serviu para avaliar e ponderar as questões que norteiam o ACT que o banco apresentou.

Nos encaminhamentos foi definido que a Comissão de Negociação da CONTEC e a coordenação da COE, convocarão, o mais breve possível, uma reunião com o banco, onde será apresentada contraproposta que modifique substancialmente o conteúdo do acordo.

A reunião foi conduzida pelo Presidente da CONTEC Lourenço Ferreira do Prado, pelo vice-presidente da CONTEC e presidente do Sindicato dos Bancários de Franca Edson Roberto dos Santos, pelo Secretário Geral da CONTEC Davi Zaia e pelo coordenador da COE Itaú/CONTEC Eduardo Israel.

Fonte: CONTEC