Federação dos Bancários de SP/MS aprova acordo coletivo do Banco Itaú, que regulamenta novas normas de teletrabalho e jornada de trabalho

Na última sexta-feira (27), a Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) realizou uma assembleia para a votação do acordo coletivo de trabalho do Banco Itaú. O documento introduz novas regulamentações para os empregados da instituição. A assembleia ocorreu de forma virtual e contou com a participação de bancárias e bancários de todas as bases sindicais representadas pela Feeb SP/MS. O acordo foi aprovado por todos os sindicatos, inclusive Franca.

Entre os principais pontos do acordo, destacam-se a regulamentação do teletrabalho, que estabelece diretrizes claras para o home office e a criação de um sistema alternativo eletrônico de controle de jornada de trabalho, que permite maior flexibilidade para os colaboradores. Além disso, o acordo trata do termo de validação das anotações no registro de ponto eletrônico, garantindo mais transparência no controle das horas trabalhadas e das horas extras.

Outro destaque importante é a implementação do banco de horas semestral, que visa equilibrar as demandas de trabalho ao longo do ano, além da criação da bolsa auxílio educação, que trará benefícios para o aperfeiçoamento profissional dos funcionários.

O acordo foi aprovado em um momento de crescente adaptação dos bancos às novas dinâmicas de trabalho, especialmente em tempos de transformação digital e home office.

Reginaldo Breda, Secretário Geral da Feeb SP/MS, ressaltou a importância do resultado obtido. “Este acordo representa um avanço significativo para os trabalhadores do Itaú. Ele proporciona maior flexibilidade e segurança nas relações de trabalho, além de garantir benefícios importantes como a educação continuada. O empenho dos nossos Sindicatos na mobilização dos bancários foi fundamental para alcançar essas melhorias”, afirmou.

O acordo agora segue agora para a implementação nas agências e unidades do Banco Itaú, com expectativa de que as novas regras promovam um ambiente de trabalho mais justo e moderno para todos os empregados.

Com informações da Federação dos Bancários de SP e MS