Entidades iniciam negociações com o BB para fortalecer a Cassi
Na última quarta-feira (02/04), foi instalada a mesa de negociações para discutir a perenidade e sustentabilidade da Cassi. A iniciativa representa um passo importante para um diálogo que garanta a solidez do plano dos associados, um patrimônio do funcionalismo.
A rodada de negociações foi inaugurada pela vice-presidente corporativa Ana Cristina Rosa Garcia – acompanhada por diretores e gerentes das áreas do banco envolvidas com o tema, pelo gerente executivo Fabrizio Bordalo Calixto e pelo gerente de soluções Eduardo de Assis –, que destacou a disposição do banco em resolver a questão do equilíbrio financeiro da Cassi. Também participaram os dirigentes da Cassi, sendo que o presidente Claudio Said fez uma apresentação sobre a situação atual da entidade e suas perspectivas futuras. Ele enfatizou a visão plurianual para os resultados financeiros e reforçou a decisão da gestão de manter o projeto de atenção primária à saúde, apesar da perspectiva de déficit. Além disso, discorreu sobre a recomposição da rede de atendimento, o volume de consultas na CliniCassi e a queda no número de atendimentos em pronto-socorro e internações, além de avanços significativos no uso da inteligência artificial na gestão dos processos de autorizações e no gerenciamento de riscos da população.
A CONTEC foi representada pelos diretores Gilberto Antonio Vieira e Ivanilson Batista Luz.
Os representantes do funcionalismo ressaltaram que o objetivo é a busca por soluções sustentáveis para a Cassi, destacando a importância de um modelo viável a longo prazo. Eles mencionaram que o momento e o ambiente são favoráveis a um processo negocial que leve a uma solução conjunta e perene.
Sendo a Cassi uma autogestão, fruto de uma construção coletiva, em que a participação dos associados é fundamental para seu fortalecimento, o engajamento do funcionalismo nos debates e nas decisões será determinante para o sucesso da empreitada, garantindo transparência e decisões que atendam ao interesse de todos.
Durante os debates, foi lembrado que existe uma mesa específica para tratar do direito dos funcionários egressos de bancos incorporados à Cassi, pois há um compromisso do BB de apresentar uma proposta sobre o tema até julho de 2025, firmado em acordo coletivo.
Uma nova rodada de negociações está prevista para o próximo dia 22/04, e as entidades de representação manterão os funcionários atualizados e informados por meio de seus portais. A confiabilidade das fontes de informação é determinante para evitar a desinformação e a propagação de notícias fantasiosas ou falsas.
Fonte: CONTEC