CONTEC inicia negociação exclusiva sobre o Saúde Caixa
A mesa de negociação CONTEC/Caixa participou, nesta quarta-feira (16/7), em São Paulo, da primeira rodada de negociações exclusivamente dedicadas ao Saúde Caixa. Na ocasião, os representantes dos trabalhadores apresentaram ao banco as principais reivindicações relacionadas ao plano de saúde.
Entre os principais pontos apresentados pela CONTEC estão:
- Reajuste zero na mensalidade do Saúde Caixa;
- Extinção da décima terceira contribuição ao plano;
- Melhorias na rede de atendimento e na qualidade dos serviços prestados;
- Extensão do direito de manutenção do plano pós-emprego para contratados a partir de 2018;
- Fim do teto de gastos da Caixa no custeio do plano.
Durante o encontro, a Caixa apresentou dados sobre o Saúde Caixa, incluindo informações sobre a gestão da rede de credenciados e o atendimento aos usuários. Os representantes dos trabalhadores reforçaram a necessidade de soluções equilibradas, com a premissa de que qualquer aumento de custo seja absorvido pelo banco. Foi destacado que qualquer reajuste para os usuários pode resultar na exclusão de milhares de beneficiários, devido à dificuldade financeira de permanecer no plano.
Willian Louzada considerou a reunião produtiva e reiterou o compromisso da CONTEC com a defesa dos direitos da categoria.
Uma nova rodada específica sobre o Saúde Caixa já está agendada para o dia 15 de agosto, no Rio de Janeiro.
Além disso, foi marcada para o dia 22 de julho a primeira reunião do Grupo de Trabalho “Banco e Bancário do Futuro”, que discutirá temas relacionados à carreira dos empregados da Caixa diante das transformações no setor.
Outros temas importantes — como os problemas com o VPN, os encaixes nas agências, a reestruturação interna, o programa SuperCaixa e a jornada especial para pais e mães de crianças com deficiência ou com Transtorno do Espectro Autista (TEA) — serão debatidos em uma próxima reunião de negociação.
Por Leidiane Silveira – CONTEC