Itaú responde as reivindicações do Grupo de Trabalho de Saúde
Na última terça-feira (19) o Itaú respondeu ao movimento sindical as reivindicações apresentadas pelo GT Saúde na semana passada. Os questionamentos trataram de clínicas médicas, atestados de saúde ocupacional, acesso a prontuários médicos e folha de pagamento.
CLÍNICAS MÉDICAS
Foram apresentadas ao banco muitas reclamações a respeito da qualidade do atendimento prestado por algumas clínicas e em resposta, o banco informou que foram descredenciadas quatro unidades e que está em estudo a criação de salas ocupacionais em diversos estados.
ATESTADOS DE SAÚDE OCUPACIONAL
O Itaú informou que irá fornecer os documentos originais, que antes eram encaminhados somente por e-mail. A medida atende as exigências das perícias do INSS.
PRONTUÁRIOS MÉDICOS
A exigências de firma reconhecida foi retirada para os casos de prontuários médicos. Serão exigidos uma carta de próprio punho acompanhada de foto do crachá para o acesso às informações do prontuário.
FOLHA DE PAGAMENTO
A reclamação dos funcionários trata da dificuldade de compreensão da folha de pagamento. Segundo o Itaú, a partir de agosto, o Imposto de Renda será retido no momento do pagamento e não serão acumulados para desconto posterior em uma única vez. Outra informação do banco é que a antecipação salarial será registrada em uma única rubrica, proporcionando assim uma melhor compreensão.
Sobre a realização de exames de retorno ao trabalho, o Itaú afirmou que a partir do momento que recebe a informação da alta médica do funcionário, envia um e-mail para o agendamento. O período compreendido entre a alta do INSS e a realização do exame deverá ser abonado pelo gestor e não serão consideradas faltas injustificadas. Para agilizar o processo, o banco enviará notificações 15, 10 e 5 dias antes da alta.
As repostas do banco foram consideradas satisfatórias e novos assuntos continuarão a ser discutidos com o banco, como o canal de denúncias e metas.