Conselho Diretor da CONTEC destaca pesquisa sobre saúde da categoria bancária
O Conselho Diretor da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Empresas de Crédito (CONTEC) se reuniu nesta segunda-feira (1º/9), em Brasília, para debater temas estratégicos da entidade, do mundo sindical e das relações de trabalho. A Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) esteve representada pelo presidente David Zaia, que também exerce a função de secretário-geral da Confederação.
Edson Santos, presidente do sindicato e 2º vice-presidente da CONTEC, também participou do encontro.
“Ter informações precisas sobre a saúde e o bem-estar dos bancários é fundamental para orientar nossas lutas e negociações. A pesquisa da CONTEC será um instrumento estratégico para fortalecer a proteção e a valorização da categoria”, destacou Zaia.
Entre os encaminhamentos, ganhou destaque a pesquisa nacional conduzida pela CONTEC sobre a saúde da categoria bancária. O levantamento tem como objetivo mapear indicadores de bem-estar, adoecimento e condições de trabalho, fornecendo subsídios para a formulação de propostas de prevenção, acolhimento e melhoria do ambiente laboral. A previsão é que o material comece a circular na primeira quinzena de setembro, trazendo dados atualizados para fortalecer negociações e campanhas em defesa dos trabalhadores.
Ação no TST
Outro ponto importante da pauta foi a audiência marcada para esta terça-feira (2/9), no Tribunal Superior do Trabalho (TST). O julgamento discutirá a ação que trata do limite de 68 anos para a liberação de dirigentes sindicais com ônus para os bancos.
A Feeb SP/MS reforça a relevância das iniciativas que buscam garantir saúde, dignidade e proteção aos bancários em todo o país, além de acompanhar de perto as decisões que impactam diretamente o exercício da representação sindical.
Federação dos Bancários de SP e MS com informações da CONTEC