Banco Itaú e CONTEC discutem renovação de acordos coletivos em reunião virtual

Atendendo à solicitação da área de Relações Sindicais do Banco Itaú, a CONTEC participou nesta quinta-feira, 12 de dezembro, de uma reunião virtual para discutir a renovação e unificação de acordos coletivos de trabalho. O encontro contou com a presença do presidente da CONTEC, Lourenço Prado, presidentes das Federações filiadas e o Coordenador da COE, Eduardo Israel. A reunião foi conduzida por Marina, representante do banco, que liderou os debates em torno da proposta de consolidação dos instrumentos normativos.

A pauta abordou os seguintes temas:

• Unificação dos Acordos Coletivos: Proposta para integrar instrumentos normativos relacionados a ponto eletrônico, teletrabalho, sistema de controle de ponto eletrônico, banco de horas e bolsa de auxílio educação em um único Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).
• Manutenção de Programas Existentes: PCR, CCP e CCV

Destaques da Reunião

Durante o encontro, os representantes do banco destacaram a importância de consolidar os acordos, alinhando práticas com as de outras grandes instituições financeiras. Segundo o Itaú, a unificação simplifica a gestão e agiliza o processo de renovação dos acordos.

Além disso, foi informado que a redação preliminar do novo acordo unificado será enviada até hoje, 13 de dezembro, para análise da CONTEC e das Federações e posterior encaminhamento aos sindicatos. A intenção é realizar assembleias até a primeira semana de janeiro de 2025, permitindo que os acordos entrem em vigor a tempo das matrículas acadêmicas e o início do próximo ciclo de pagamentos da Bolsa Auxílio Educação.

Os participantes discutiram questões como:
• Critérios de distribuição do Bolsa Auxílio Educação: Os representantes sindicais solicitaram maiores esclarecimentos nos critérios de seleção e estímulo à adesão dos bancários;
• Impacto da unificação dos acordos: Alguns sindicatos questionaram as opções de manter acordos individualizados para bases que optarem por não aderir à proposta de unificação;
• Integração futura do PCR: Foi discutida a possibilidade de, no futuro, incluir o PCR no acordo unificado, embora tal mudança exija negociações mais amplas.

Encaminhamentos

O Banco Itaú se comprometeu a encaminhar as minutas e orientações definidas aos sindicatos e o presidente da CONTEC, Lourenço Prado, reforçou a importância da análise cuidadosa dos impactos das mudanças. A CONTEC incentivou os sindicatos a realizarem assembleias amplamente participativas para decidir sobre a adesão ao acordo unificado.

Com informações da CONTEC