Notícias

CONTEC e Fenaban debatem saúde mental dos bancários em mesa de negociação. Sindicato participou da reunião.

Nessa segunda-feira (18/5), representantes da CONTEC e da Fenaban participaram de reunião para discutir pautas relacionadas à saúde mental dos trabalhadores do sistema financeiro e bancário. Os diretores do Sindicato Aguinaldo Bernabé e Rogério Marques participaram do encontro.

Durante a reunião, o presidente Lourenço Prado destacou a importância do diálogo entre os representantes dos bancos e os trabalhadores para a garantia de direitos e a construção de um ambiente de trabalho mais saudável.

Segundo o presidente, a promoção de um ambiente saudável é uma necessidade urgente apontada pela categoria bancária em todo o país.

Na ocasião, a CONTEC apresentou uma pesquisa interna sobre saúde mental, trazendo dados e reflexões sobre os desafios enfrentados pelos trabalhadores do sistema financeiro.

Entre os fatores apontados pela entidade como responsáveis pelo adoecimento mental dos bancários, destacam-se as metas abusivas e a pressão constante no ambiente de trabalho.

Representando a Fenaban, Adauto Duarte parabenizou a CONTEC pela iniciativa de levar o tema à mesa de negociação e afirmou que a reivindicação será tratada como prioridade, diante da relevância do assunto para o setor.

Por sua vez, David Zaia, Secretário Geral da CONTEC e presidente da Federação dos Bancários de SP e MS, defendeu a criação de uma política geral dos bancos voltada à promoção da saúde mental e à prevenção do adoecimento dos trabalhadores.

Ao final da reunião, as entidades reafirmaram o compromisso de manter o diálogo permanente sobre as condições de trabalho no sistema financeiro, com foco na construção de medidas efetivas voltadas à promoção da saúde mental e a valorização dos trabalhadores.

Fonte: ASCOM CONTEC