Em reunião com o movimento sindical, Itaú esclarece questões do GERA

O movimento sindical e o Itaú reuniram-se neste terça-feira (18/05) para a retomada dos debates a respeito do GERA, novo programa de remuneração variável do banco.

No início do mês uma correspondência já havia sido enviada ao banco cobrando alguns esclarecimentos sobre o novo programa e na reunião o banco repassou aos representantes dos funcionários todas as dúvidas que haviam sido apresentadas. Uma nova reunião deve ser agendada para tratar exclusivamente deste assunto.

O Projeto Itaú 2030 também foi outro assunto abordado na reunião. Sobre este tema, o banco apresentou as mudanças em relação ao projeto original. Segundo os representantes do Itaú, o projeto está sendo implementado aos poucos e prevê mudanças na estrutura de cargos, unificando as diretorias Comercial e Operacional.

A intenção do banco agora é expandir o projeto para mais nove estados. Vale lembrar que as mudanças no projeto foram feitas após conversas com os sindicatos, ressaltando assim a importância para que reuniões sobre este assunto continuem a acontecer, valorizando a mesa de negociação.

No final do encontro foi cobrado do banco o fim das demissões, que alcançaram patamares elevados nos últimos meses. O Itaú alegou que nos dois últimos anos o número de contratações superou o de demissões. Os sindicatos rebateram este argumento, afirmando que as demissões estão concentradas nas agências e departamentos, enquanto que as admissões estão ocorrendo em maior número nas áreas de tecnologia. Foi reivindicado o retorno da central de realocação.