Covid-19: Movimento sindical, Fenaban e representantes do governo federal reuniram-se para tratar da vacinação para os bancários

Aconteceu nesta segunda-feira (07/06) reunião entre o movimento sindical, Fenaban e representantes do governo federal para tratarem da inclusão dos bancários como grupo prioritário na vacinação contra a Covid-19.

No encontro, os bancários argumentaram que desde o início da pandemia os bancos não fecharam em nenhum momento, atendendo milhões de pessoas que necessitam dos serviços bancários, como o pagamento do auxílio emergencial e benefícios do INSS. Além disso, o número de mortes na categoria aumentou 176,4% na comparação entre o primeiro trimestre deste ano com o primeiro trimestre de 2020, segundo dados do DIEESE.

Além da exposição ao vírus devido ao contato com as pessoas, as agências bancárias, por questão de segurança, são locais fechados e com pouca ventilação, ambiente propício para a contágio da doença.

Bruno Dalcolmo, Secretário de Trabalho do Ministério da Economia e Bruno Bianco Leal, Secretário Especial da Previdência e Trabalho representaram o governo na reunião e irão apresentar as reivindicações e argumentos dos bancários ao Ministério da Saúde.

O movimento sindical e a Fenaban enviarão um documento conjunto ao Ministério da Saúde com estes mesmos argumentos e solicitarão a inclusão dos bancários no grupo prioritário para o recebimento da vacina.