Salários dos bancários serão reajustados em 10,97%

A partir deste mês, os salários e demais verbas da categoria bancária serão reajustados em 10,97%. O índice representa um ganho real de 0,5% sobre a inflação dos últimos doze meses medida pelo INPC, que foi de 10,42%.

Este reajuste só foi possível devido à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), assinada no ano passado, ter validade por dois anos, ou seja, até 31/08/2022. Os bancários serão umas das poucas categorias do país a terem reajuste salarial acima da inflação neste ano. Para os funcionários da Caixa Federal e do Banco do Brasil o índice é ainda mais significativo, pois talvez sejam os únicos entre as empresas públicas a conquistarem o aumento acima da inflação. Até julho deste ano, somente 17,5% categorias de trabalhadores receberam reajuste com ganho real.

Alguns bancários podem ter achado estranho o índice, já que a inflação foi de 10,42% e o ganho real de 0,5%. Porém, segundo o economista Gustavo Cavarzan, do DIEESE, o cálculo não é feito com uma simples soma. Neste caso é necessário aplicar uma fórmula de cálculo composto para se chegar ao índice de 10,97%.