PL 1043/2019, que trata da abertura dos bancos nos finais de semana, será tema de audiência pública na Câmara dos Deputados

Na próxima terça-feira (28/06), a partir das 10h00, o Projeto de Lei 1043/2019, que autoriza a abertura das agências bancárias aos sábados e domingos, estará na pauta de audiência pública na Comissão de Direito do Consumidor da Câmara dos Deputados. A audiência será transmitida pela TV Câmara.

O PL é de autoria do deputado David Soares (União-SP) e já esteve na pauta de votação na Comissão no mês passado, mas foi retirado após grande pressão das entidades sindicais.

O movimento sindical tem atuado junto aos deputados para impedir a tramitação do PL e garantir assim o sagrado direito da categoria de descansar nos finais de semana.

O relator do Projeto de Lei, deputado Eli Corrêa Filho (União-SP), disse em seu parecer que é “fundamental que seja garantida a liberdade para que cada instituição”, em nome da “livre concorrência”, “opte ou não pelo funcionamento aos sábados e domingos, criando uma competição saudável e desejada”.

A abertura das agências nos finais de semana só interessa aos bancos, que vislumbram a oportunidade de aumentar ainda mais seus lucros às custas do bancário, que sem o seu devido descanso estará sujeito a mais pressão por cumprimento de metas enquanto deveria estar em atividades de lazer com sua família e amigos. A consequência nefasta da combinação de mais trabalho com menos descanso será o aumento dos adoecimentos na categoria.

Não é a primeira vez que o deputado Eli Corrêa Filho ataca os bancários. Ele já apresentou uma emenda que impede a greve em instituições financeiras, chegando ao cúmulo de citar a lei antiterrorista para justificar a emenda.

Os bancários devem pressionar o deputado e questionar o seu parecer, demonstrando toda contrariedade e indignação com o PL através dos meios de contato abaixo:

E-mail: dep.elicorreafilho@camara.leg.br
Telefone: (61) 3215-5850
Facebook: facebook.com/EliCorreaFilho
Instagram: instagram.com/elicorreafilho/
Site: elicorreafilho.com.br/
Endereço: Gabinete 850 – Anexo IV – Câmara dos Deputados, Brasília – DF