Nova rodada de negociações com o Banco do Brasil sem avanços

Na tarde da última sexta-feira (12/08) aconteceu a sétima rodada de negociações com o Banco do Brasil, dando continuidade às discussões da pauta de reivindicações dos funcionários, que foi entregue ao banco no dia 15/06/2022.

 

Houve concordância do Banco do Brasil em renovar as seguintes cláusulas do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) vigente:

– Ausências autorizadas;

– Férias proporcionais;

– Acesso e locomoção de pessoas com deficiência;

– Gestão da ética;

– Equidade de gênero;

– Plano de carreira e remuneração – PCR Caixa Executivo;

– Sistema automático de concorrência a remoção – SACR – Funcionários ocupantes de funções ou de comissão em extinção – Manutenção da função ou da comissão em extinção – Durante a concorrência.

 

Sobre o trabalho em home office, foi proposto ao banco um reajuste no valor da ajuda de custo e melhorias nas condições de trabalho. Apesar de já haver um acordo vigente específico sobre o tema, o banco manifestou interesse em incluí-lo no novo ACT e informou que o valor da ajuda de custo ainda não foi definido pela empresa.

 

O BB também não concordou em alterar a cláusula que trata da movimentação de pessoal. A CONTEC reivindicou que as transferências compulsórias sejam limitadas a cidades limítrofes do município e que não distem no máximo 30 km da cidade de origem. O assunto voltará a ser debatido com o banco.

 

A CONTEC também externou aos representantes do BB a preocupação a respeito do desconto das horas negativas, para os casos em que o saldo não ser zerado ao final do período de compensação. O banco demonstrou interesse em encontrar uma alternativa equilibrada para esses casos e o assunto voltará a ser discutido nos próximos encontros.

 

Outro pedido da CONTEC na reunião foi relacionado a jornada de trabalho dos funcionários que realizam atividades semelhantes à de call center. A reivindicação é para que a jornada de trabalho seja de 6 horas, sem redução salarial, com intervalo para repouso e alimentação de 20 minutos. O banco alegou que os serviços desenvolvidos pelos comissionados que trabalham no teleatendimento são bem mais complexos e não é equivalente às atividades de call center. A CONTEC argumentou que a semelhança se refere ao stress das atividades. O assunto voltará a ser discutido.

 

VIGÊNCIA

Enfatizando a importância do atendimento do pedido de garantia da extensão da vigência do presente acordo até que novo ACT seja assinado, havendo o banco negado, sob o argumento de que pretende solucionar as datas bases dentro do respectivo vencimento.

 

A próxima reunião com o Banco do Brasil será na quarta-feira (17/08).

 

Representaram a CONTEC o Coordenador da Comissão, Gilberto Antonio Vieira e Jéssica Alencar (CONTEC) e os seguintes dirigentes: Carlos Souza, Dejair Besson, José Luiz do Valle e *Rogério Marques (FEEB-SP/MS)*, Dilceia, Florival, Marcelo Araújo, Martin e Valéria Ferreira de Oliveira (FEEB-MG/GO/TO/DF), Antonio Ribas Maciel Júnior, Carlos Ferreira Kravicz. João Haroldo Ruiz e Luana Narimatsu da Silva (FEEB-PR), Carla Flores, João Barbosa, Luiz Francisco Cardoso, Michael da Silva e Walter Augusto Hofelmann (FEEB-SC), Ivanilson Batista Luz e Edson Gallo (FEEB GO/TO), Arimarcel Padilha (FEEB PB) e Regis Tatsch Killian (Delegacia da CONTEC no RS).

 

Com informações da CONTEC