Acordo Coletivo Santander: Negociações estão em andamento
As negociações entre o Movimento Sindical e o Santander, com vistas à renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), estão em andamento.
Nas reuniões anteriores, houve avanço sobre alguns temas como a extensão do período de amamentação de 9 para 12 meses, inclusão de cláusula de repúdio à violência contra a mulher e propostas para combater os assédios moral e sexual na empresa.
A renovação dos termos de compromisso do Banesprev e da Cabesp está travada, pois o banco já sinalizou que não pretende renová-los. No passado, o Santander havia assumido o compromisso de implementar um GT (Grupo de Trabalho) formado por representantes do movimento sindical e do banco para debater questões que implicassem em reestruturações, tanto no Banesprev como na Cabesp. Nos últimos anos, as discussões no GT trouxeram resultados satisfatórios para ambas as partes.
A partir do momento em que o banco afirma que não pretende renovar os termos, a preocupação toma conta dos funcionários, pois o banco deixa explícito que não tem interesse em resolver conflitos com os representantes dos trabalhadores.
Os sindicatos agora aguardam um retorno positivo do Santander quanto a este assunto.
PLR
Ao contrário das maiores instituições financeiras do país, que já anunciaram a antecipação do crédito da primeira parcela da PLR, o Santander anunciou que efetuará o crédito dia 30 de setembro, data limite para o pagamento.