Abertura de agências aos finais de semana: Projeto de Lei volta a tramitar no Congresso

O movimento sindical esteve reunido na última semana com o deputado federal Paulo Fernando dos Santos, o Paulão (PT/AL), novo relator do PL 1043/2019, que trata da abertura das agências bancárias nos finais de semana.

No encontro, os representantes dos bancários afirmaram ao deputado que o trabalho aos finais de semana agravaria ainda mais a constante pressão que os trabalhadores e trabalhadoras já sofrem pelo cumprimento de metas cada vez maiores e inatingíveis e também contribuiria para um aumento dos adoecimentos e afastamentos por problemas de saúde mental.

O autor do projeto, o deputado David Soares (DEM/SP), alega que a maioria da população não consegue acessar as agências bancárias, pelo fato de funcionarem no mesmo horário de trabalho das demais classes trabalhadoras, daí a necessidade de abertura aos sábados e domingos.

O argumento é frágil, pois principalmente após a pandemia, o setor bancário sofreu uma ampla e significativa digitalização dos clientes, que passaram a usar os serviços através dos meios eletrônicos e digitais com maior frequência. Os canais alternativos de atendimento já são maioria entre as transações financeiras.

O PL foi apresentado inicialmente em 2019 e graças à atuação das entidades sindicais e de representação da categoria, foi retirado da pauta várias vezes. O objetivo é arquivá-lo definitivamente.

O movimento sindical vai continuar acompanhando atentamente a movimentação do Projeto de Lei 1043/2019 e também dos demais projetos que tramitam e que visam prejudicar a classe trabalhadora.

A hora é de mobilização!