Sindicato realiza manifestação em defesa do Saúde Caixa
Nesta segunda-feira (30) o sindicato realizou uma manifestação nas agências da Caixa Econômica Federal em defesa do Saúde Caixa, plano de saúde dos empregados e empregadas do banco.
As manifestações aconteceram em todo o país, como resposta à intransigência da Caixa na renovação do Acordo Coletivo de Trabalho do Saúde Caixa.
Desde o início do ano os sindicatos e entidades de representação estão buscando debater o tema com o banco, porém sem avanços devido à falta de vontade da Caixa em resolver o problema. A situação vai se agravando a cada dia, pois o Acordo Coletivo vence em dezembro.
O impasse é devido às projeções da Caixa, que indicam a necessidade de um reajuste no plano de saúde em torno de 85% nas contribuições dos empregados. Por outro lado, o movimento sindical reivindica a exclusão do teto do custeio do Saúde Caixa pelo banco, que foi definido no estatuto em 6,5% da folha de pagamento da empresa.
O teto do custeio impede que seja adotado o modelo 70/30, que consiste no pagamento de 70% pela Caixa e 30% pelos empregados.
Além das manifestações nos locais de trabalho, foi realizado também um tuitaço a partir das 11h00 com a hashtag #QueremosSaúdeCaixa.