Lula demite Rita Serrano da presidência da Caixa Econômica Federal

Na foto o presidente do Sindicato Edson Santos e Rita Serrano, em reunião na cidade de Ribeirão Preto

No início da tarde desta quarta-feira (25), o presidente Lula (PT) anunciou a demissão de Rita Serrano da presidência da Caixa Econômica Federal. Em seu lugar assume o aliado do presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira (PP-AL) e funcionário de carreira do banco Carlos Antônio Vieira Fernandes.

Disse o Palácio do Planalto em nota: “O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu hoje com a presidenta da Caixa Econômica Federal, Rita Serrano, e agradeceu seu trabalho e dedicação no exercício do cargo”. “O governo federal nomeará o economista Carlos Antônio Vieira Fernandes para a presidência do banco, dando continuidade ao trabalho da Caixa Econômica Federal na oferta de crédito na nossa economia e na execução de políticas públicas em diversas áreas sociais, culturais e esportivas”, conclui a nota.

Apesar de defender a diversidade, Rita Serrano é a terceira mulher do alto escalão do governo Lula a perder o cargo. Antes dela foram demitidas Ana Moser (Esportes) e Daniela Carneiro (Turismo).

Além da presidência da Caixa, o PP cobiça também muitas vice-presidências da instituição.

Carlos Fernandes é natural da Paraíba, economista e além de ser funcionário de carreira do banco, foi diretor-presidente da Funcef. Ele também já foi ministro em governos anteriores.