Campanha Salarial 2024: Banco do Brasil propõe novas medidas em reunião com a CONTEC

A Comissão Executiva Bancária Nacional de Negociação da CONTEC reuniu-se na manhã desta quinta-feira (22/08/2024) com a Comissão de Negociação do Banco do Brasil, para debater cláusulas da Pauta de Reivindicações dos funcionários.

HORAS NEGATIVAS DA COVID

O banco apresentou proposta final sobre a questão:

Atendendo ao pedido da CONTEC, já que o BB não concordou em anistiar as horas negativas ainda não compensadas, o banco concordou em proceder aos seguintes ajustes em sua proposta inicial:

– Anistia para os funcionários com mais de 60 anos;

– Anistia para funcionários com filhos com deficiência;

– Para os funcionários com comorbidades (grupo de risco) que compensaram no mínimo 70% das horas negativas, o saldo restante também será abonado;

– Funcionários no QS também terão o saldo restante de horas negativas anistiadas.

SEGURANÇA

O Banco do Brasil, atendendo pedido da CONTEC, informou que as agências da Rede Varejo que tiveram os vigilantes retirados por não trabalharem com numerário e também aquelas transformadas em lojas de atendimento, passarão a ter novamente a presença de seguranças armados, com previsão de retorno a partir do mês de setembro/2024.

PARTICIPAÇÃO NOS LUCROS E RESULTADOS

O banco propõe manter o mesmo modelo dos anos anteriores, clausulando no Acordo Coletivo que a parcela relativa ao primeiro semestre seria um adiantamento, com teto de três salários por semestre. O Banco do Brasil propôs também que todo funcionário afastado para apuração de processo disciplinar não receberá a PLR, até decisão final do processo.

ENDIVIDAMENTO DE FUNCIONÁRIO

O Banco informou que apresentará um programa de nome EQUILIBBRA, composto por uma equipe capacitada para mapear e assessorar os funcionários endividados (ativa, aposentados, pensionistas e cedidos), através de facilidade de renegociação, flexibilização, taxas personalizadas e outros.

Em razão da FENABAN ter apresentado proposta rebaixada na negociação de ontem (21), sendo rejeitada de imediato pelos representantes dos bancários, o BB não debateu o reajuste salarial e também sobre quaisquer outras cláusulas de cunho econômico, adiantando que espera finalizar o processo negocial na próxima semana.

Participaram da reunião, representando o BB, o gerente executivo Fabrizio Bordalo Calixto, a gerente de soluções Sheyla Hesketh, a gerente de soluções Luzimar de Souza, o assessor jurídico Flávio Renato, o assessor Anderson Santos e a assessora Marize da Silva Pereira.

A CONTEC foi representada por seu presidente Lourenço Ferreira do Prado, acompanhado de sua assessora Ana Paula Guedes, o coordenador da mesa, Gilberto Antonio Vieira e os dirigentes Carlos Souza, Dejair Besson, Breno Ferreira e Rogério Marques (FEEB-SP/MS), Luiz Francisco Cardoso (FEEB-SC), Ivanilson Batista Luz (FEEB-GO/TO).

Com informações da CONTEC