CONTEC cobra renovação do acordo aditivo à CCT do Santander

Durante a reunião entre a CONTEC e o Santander, realizada na última segunda-feira (19), em São Paulo, a mesa da CONTEC cobrou resposta das reivindicações apresentadas ao banco sobre a renovação do acordo aditivo à CCT/Fenaban. A solicitação trata da preservação dos direitos adquiridos e renovação do PPRS, com ganhos expressivos para os trabalhadores e trabalhadoras. A mesa dos trabalhadores reivindicou ainda que o banco informasse o número de admitidos e demitidos durante o período e que assumisse o compromisso de não contratar terceirizados, inclusive, por meio das empresas coligadas do banco ou interpostas.
Sobre as demandas apresentadas, o representante do banco informou que nos últimos meses foram contratados 617 gerentes, muitos dos quais foram promovidos para cargos superiores. O banco afirmou ainda a intenção de manter o acordo aditivo à CCT, observadas nas atuais concorrências das empresas que atuam no mercado respectivo, quais sejam Fintech’s, bancos digitais e outros.
Os dirigentes sindicais externaram a preocupação com os trabalhadores de agências, que são lotados em plataformas fora da jurisdição da Entidade Sindical. O banco prometeu responder esse questionamento na próxima oportunidade. A afirmação do banco de que pretende introduzir alterações no PPRS, foram prontamente rechaçadas pelos dirigentes sindicais presentes.
Nova rodada de negociação será agendada durante essa semana, relata o Presidente da CONTEC Lourenço do Prado. Participaram da reunião: João Carlos (SEEB Jaboatão dos Guararapes), Israel Lobo (Representante SEEB Maringá), José Augusto Dias Ribeiro (SEEB Petrolina), Gustavo Walfrido (FEEB AL/PE/RN e coordenador da COE SANTANDER), Gleidson Góes (SEEB Jaboatão), Adriel (SEEB Ituiutaba), Leonardo Faria (SEEB Goiana), Rodolfo Lima(SEEB Sorocaba), Carlos Bueno (SEEB Tupã), Zanela (SEEB Araçatuba), Augusto Ribeiro (SEEB Araçatuba), Denizar Paixão – Batata (SEEB Franca) e Claudio Gomes Pereira(Anápolis).
Fonte: CONTEC

