Fenaban apresenta proposta com aumento real nos salários e verbas para 2024 e 2025

Depois de uma longa negociação, que teve início na sexta-feira (30) às 11h00, avançou pela noite, madrugada, manhã e tarde deste sábado, a Fenaban apresentou uma proposta global para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).

A proposta prevê um reajuste salarial e nas demais verbas de 4,64%, índice que engloba um aumento real em torno de 0,7%, já que a previsão da inflação medida pelo INPC é de 3,91% para a data-base.

Para 2025, a proposta é de aumento real de 0,6% para salários e demais verbas econômicas.

Os bancos garantiram também a manutenção de todas as cláusulas da atual Convenção Coletiva da categoria, que é referência nacional. Além disso, novas cláusulas serão incluídas na CCT, abordando temas como mulheres na tecnologia, pessoas com deficiência (PCD’s), proteção à violência contra a mulher bancária, combate à violência contra a mulher na sociedade, igualdade salarial entre homens e mulheres, mudanças climáticas e calamidades, censo da categoria 2026, inteligência artificial e requalificação, LGBTQIA+, com destaque para pessoas transgênero e combate ao assédio moral, sexual e outras formas de violência no trabalho.

Outra conquista foi a antecipação da 13ª cesta alimentação para o mês de outubro. Já a antecipação da PLR será no mês de setembro.

Assembleias em todo o país irão deliberar sobre a proposta na próxima quarta-feira (04/09). O sindicato irá disponibilizar o link da votação no início da próxima semana.

O sindicato esteve presente nas reuniões com a Fenaban durante todo o processo negocial, que durou dois meses e treze rodas de negociações. Esses encontros tiveram a participação dos diretores Adenílson Guiraldelli, Rogério Marques, Denizar Paixão (Batata) e Breno Ferreira.