Campanha Salarial 2024: Avanços nas negociações com o Banco do Brasil
A Comissão Executiva Bancária Nacional de Negociação da CONTEC se reuniu no último sábado (31/08/2024), em São Paulo, com a Comissão de Negociação do Banco de Brasil, para debater as cláusulas da Pauta de Reivindicações apresentadas, ainda pendentes de resposta, havendo o banco respondido as questões ainda pendentes, conforme abaixo:
Movimentação de pessoal – Redução no prazo de 2 anos para 1 ano, na Rede Varejo e Escritórios Leves (Agente comercial, assistente de negócio, Ger. Serviço, Ger. Módulo de atendimento e Gerente de relacionamento dos escritórios Leve), com flexibilização da trava dos 10% para as movimentações que envolverem promoção.
TRI (Teletrabalho) – O banco se comprometeu a expandir o teletrabalho, dobrar o número de dependências, implementando em todos os estados.
Praças de difícil provimento – O BB criará programa para estimular funcionários que queiram trabalhar e permanecer nas praças de difícil provimento, mediante incentivo financeiro, com efeito crescente, objetivando o provimento de 173 praças.
Verba deslocamento/refeição – O valor passa de R$ 27,00 para R$ 73,30 para o jantar, bem como para os finais de semana.
Saúde e Previdência para incorporados – CASSI E PREVI PARA TODOS – O BB se compromete a apresentar proposta de encaminhamento até 31.07.2025, através de mesa temática a ser realizada trimestralmente até lá.
Nova tabela de Pontuação por Mérito – a regra atual contempla 4 faixas e passará a contemplar 6 faixas com aceleração da pontuação, onde 50% dos funcionários já serão beneficiados de imediato, incluindo os postos efetivos, com previsão da implantação para o segundo semestre.
Novo prêmio Conexão da rede – Todo funcionário que superar as metas, receberá a premiação não ficando preso aos 40%. Aquele que não superar, mas alcançar as metas e a agência dele superar, o funcionário receberá a premiação em pontos Livelo, como reconhecimento. O banco informa que, com a nova regra, aumentará os premiados em 83%.
Rede de negócios/Caixas Executivos – O banco garante a manutenção da gratificação para todos os caixas até dezembro de 2024. A partir de janeiro só continuará recebendo a gratificação aqueles que, em novembro de 2017, já haviam completado 10 anos na função. Os demais começarão a receber de acordo com os dias trabalhados na função.
Criação de oportunidades na rede:
a) Reajuste no VR dos assistentes de negócios e criação de 4 mil novas vagas para a função, com prioridade de concorrência para os caixas;
b) Criação de nova função com jornada de 8 horas (Especialista), com prioridade na concorrência para os Supervisores de Atendimento. Segundo o banco, o VR será superior ao da função do Supervisor e 2.700 vagas;
c) Reajuste no VR das funções de Assistente Operacional Jr. e Pleno da Rede de Apoio. 4.300 funcionários serão beneficiados.
PLR – Elevação do teto de 6 para 7 salários (3,5 por semestre) e o pagamento até 3 dias após a assinatura do acordo.
Demissão sem justa causa (admitida por decisão prolatada pelo TST) – O BB se compromete a incluir cláusula no novo Acordo Coletivo, objetivando inibir a demissão sem justa causa.
Cláusulas econômicas – O banco vai seguir o índice proposto pela Fenaban.
Participaram da reunião representando o BB, o gerente executivo Fabrizio Bordalo Calixto, a gerente de soluções Sheyla Hesketh e o assessor jurídico Flávio Renato:
Representaram a CONTEC o coordenador da mesa, Gilberto Antonio Vieira acompanhado dos dirigentes Dejair Besson e Rogério Marques (FEEB-SP/MS), Luiz Francisco Cardoso (FEEB/SC) e Ivanilson Batista Luz (FEEB-GO/TO).
Com informações da CONTEC