CONTEC reforça compromisso com diversidade em mesa temática com a Fenaban

A CONTEC participou, na última sexta-feira (30), de mais uma rodada da mesa temática de negociação com a Fenaban, realizada no auditório da Febraban, em São Paulo. A pauta principal foi “Diversidade, Inclusão e Pertencimento”, com a apresentação de iniciativas já em andamento nos bancos e a exposição de dados estatísticos sobre as ações previstas na convenção coletiva assinada em 2024.

Também foi apresentado o andamento do Censo da Diversidade, uma das principais reivindicações do movimento sindical bancário, previsto para iniciar em setembro. “A empresa responsável já foi contratada e a Fenaban irá encaminhar o questionário base para avaliação. A CONTEC terá até a próxima semana para sugerir alterações ou inclusões de perguntas”, informou David Zaia, secretário-geral da CONTEC.

“O censo da diversidade deve ser lançado em fevereiro de 2026 e é um importante instrumento para alavancarmos novas políticas de inclusão”, elogiou Itamara Moura, dirigente do Sindicato dos Bancários de São José dos Campos/SP.

A CONTEC reiterou seu compromisso com o fortalecimento do diálogo social e a construção de ambientes mais diversos e inclusivos no setor financeiro. “Foi uma reunião produtiva, com espaço para um diálogo franco e aprofundado. Ainda não conclusiva, mas seguimos firmes na missão de construir um ambiente de trabalho que valorize a diversidade e garanta pertencimento a todos os trabalhadores e trabalhadoras do sistema financeiro”, enfatizou Edson Roberto dos Santos, presidente do Sindicato dos Bancários de Franca e vice-presidente da CONTEC.

A mesa da CONTEC foi coordenada pelos vice-presidentes Isaú Chacon e Edson Roberto dos Santos e contou com a presença de: Cristina Yassue Watanabe (SEEB Tupã/SP), Mariane Bueno Dorsch (SEEB Jataí/GO), Itamara Moura (SEEB São José dos Campos/SP), Davi Zaia (FEEB SP/MS), Daniel Solano de Almeida (FEEB ALPERN / SINTEC Mossoró e região), Geraldo Lourenço Sena Filho (FEEB MG/GO/TO/DF), Carlos Bueno (SEEB Tupã/SP), José Augusto Ribeiro (SEEB Araçatuba/SP), José Antônio Zanela (SEEB Araçatuba/SP), Sérgio Costa (Presidente FEEB GO/TO) e Ruy Ramos (Presidente SINTEC/TO).

A participação das mulheres na mesa de negociação da CONTEC reforça o compromisso da entidade com a equidade de gênero nas pautas sindicais.

Fonte: CONTEC – Leidiane Silveira