Sindicato participou de reunião com a Fenaban que tratou das demissões
Aconteceu na manhã desta quarta-feira (17/03) reunião entre a CONTEC (Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Empresas de Crédito) e a FENABAN. A pauta da reunião foram as demissões no setor bancário e contou com a participação do diretor do sindicato Aguinaldo Bernabé.
A CONTEC questionou a FENABAN sobre o grande número de demissões no setor bancário nos últimos meses, justamente no pior momento da pandemia da Covid-19.
A FENABAN relativizou as demissões, alegando que outras categorias apresentaram número de demissões acima do setor bancário, embasando seu argumento em dados do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).
Segundo a FENABAN, o que está ocorrendo nos bancos é o crescimento da demanda por algumas funções, enquanto outras estão no sentido contrário. Foi citado como exemplo de alta demanda as funções de gerente de agência e de contas. Já os chefes de serviço e caixas estão em baixa.
Ainda de acordo com a FENABAN, o setor bancário está sendo redesenhado para outras estruturas, com foco em unidades voltadas exclusivamente para negócios.
Após a argumentação da FENABAN, a CONTEC ponderou que no ano passado 10.320 bancários perderam seus empregos e que as demissões continuam ocorrendo em larga escala neste ano e que é preciso sensibilidade por parte dos bancos para que sejam mantidos os empregos de milhares de bancários, justamente no meio da maior crise sanitária e de saúde a qual atravessa o nosso país.