Em reunião com o Itaú, sindicatos cobram suspensões do GERA e das demissões
Na última sexta-feira (16/04) o movimento sindical reuniu-se com o Itaú para debater temas como Emprego, GERA e a pandemia da Covid-19.
GERA
Foi reivindicada a suspensão da implantação do GERA, novo programa de remuneração variável em substituição ao AGIR, pois existem ainda muitas dúvidas a respeito do programa, além de relatos de que as cobranças para o cumprimento de metas aumentaram bastante, pressionando ainda mais os trabalhadores. E tudo isso em meio a maior pandemia da história da humanidade.
Os funcionários relatam que o GERA, em comparação com o AGIR, é mais complexo e prejudica muito os bancários, pois as metas são inatingíveis. Outro problema do programa é a exigência da certificação da Ambima para fazer jus ao programa, pois as provas estão suspensas até o dia 31 de maio de 2021 e não há certeza de que serão retomadas após esta data.
EMPREGO
Foi reivindicada a suspensão das demissões enquanto durar a pandemia da Covid-19. O banco alegou que os demitidos não tinham o perfil desejado pelo Itaú. O movimento sindical rebateu o argumento, alegando que, além do volume de demissões ser muito alto, estes funcionários poderiam ser realocados para outras funções ou outros locais de trabalho ao invés de serem demitidos.
SAÚDE
Foi cobrado o cumprimento de todos os protocolos de saúde e segurança nos locais de trabalho, pois há denúncias de descumprimento em muitas agências. O Itaú então apresentou os protocolos adotados pela empresa e ressaltou que enfatiza o cumprimento de todos eles. Segundo o próprio banco, denúncias de não cumprimento de protocolos de saúde e segurança deverão ser denunciados aos sindicatos, que por sua vez encaminharão as denúncias ao Itaú.
HORAS NEGATIVAS
O Itaú informou que 18% das horas negativas já foram compensadas e que a cada três a situação será reavaliada. Caso o funcionário não consiga cumprir a compensação no prazo previsto, haverá alteração no período da compensação.
Uma nova reunião acontecerá no mês de maio.