Trabalho aos sábados: Projeto de Lei voltou a tramitar na Câmara dos Deputados

O Projeto de Lei 1043/2019, que autoriza a abertura das agências bancárias aos finais de semana, voltou a tramitar na Câmara dos Deputados e pode ser votado hoje (30) na Comissão de Defesa do Consumidor. O autor do projeto é o deputado David Soares (União/SP), que recebeu parecer favorável do deputado Eli Corrêa Filho (União/SP).

Caso seja aprovado, o PL vai acabar com um direito histórico da categoria, que é descanso nos finais de semana.

O movimento sindical já iniciou contatos com parlamentares que defendem as causas dos trabalhadores, solicitando a retirado do projeto da pauta e que seja iniciada uma discussão sobre o tema com a sociedade e com o próprio presidente da comissão. Vale lembrar que não é a primeira vez que parlamentares tentam impor aos bancários o trabalho aos finais de semana, quer seja através de Projetos de Lei ou através de Medidas Provisórias.

As novas tecnologias bancárias e os canais alternativos de atendimento fizeram com que uma ínfima parcela dos clientes busque atendimento nas agências, tornando assim o trabalho aos sábados e domingos injustificável.

O momento agora é de pressão sobre os deputados que fazem parte da Comissão de Defesa do Consumidor para a retirada do projeto da pauta e barrar a votação do PL, pois acontecerão somente mais três sessões da Comissão neste ano.

Logo mais, a partir das 9h00, será realizado um tuitaço com a hashtag #SábadoÉMeu. Participe e mostre sua indignação e insatisfação com o Projeto de Lei 1043/2019, que retira uma conquista histórica dos bancários e bancárias do país.