BB: Representantes dos trabalhadores cobram avanços no sistema Plataforma de Suporte Operacional (PSO)
A Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB) se reuniu na última quarta-feira (21) com representantes da direção do BB para a mesa permanente de negociações. Trabalhadores cobraram avanços no sistema de Plataforma de Suporte Operacional (PSO), setor que agrega caixas e área de tesouraria das agências.
Dentre as reivindicações feitas pelo movimento sindical estão: Incorporação da gratificação, atualmente mantida por força de liminar; Mais contratações, com o objetivo de acabar com a sobrecarga de serviço; Plano de cargos para os funcionários da PSO; Condições para os trabalhadores mudarem de área, visando resposta às mudanças que ocorrem no setor, como a diminuição de autenticações e de trabalhos tradicionalmente realizados pelos caixas; Acesso às ferramentas de trabalho adequadas para que funcionários não se vejam obrigados a usar o celular pessoal; Fim do assédio moral, resultante de uma política de gestão de pessoas que sobrecarrega o funcionalismo com metas altas, tarefas bastante diversificadas e complexas; entre outras.
De acordo com a representante da Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, Elisa Ferreira, além da grande preocupação com a manutenção salarial é preciso que o banco se responsabilize pela preparação dos funcionários, oferecendo todo suporte ao trabalhador. “Sabemos que o setor passa por grandes mudanças, então é preciso pensar em soluções que preparem esses funcionários para novas tarefas, como capacitação, especializações para tarefas mais complexas como DJO (pagamentos de alvarás judiciais) e RAO (recuperação de ativos) e novo plano de cargos. A Plataforma de Suporte Operacional precisa ter como foco principal os processos e, assim, dar suporte à área negocial”, destaca Elisa.
Em resposta, o banco se comprometeu a dar retorno sobre as questões apresentadas na primeira semana de julho.
Informações da Federação dos Bancários de SP e MS