Banco do Brasil apresenta Plano de Estratégia Corporativa BB
O Banco do Brasil e a Contec se reuniram nesta segunda-feira (30/10/2023), às 15:00, para apresentação, pelo banco, do seu Plano de Estratégia Corporativa da Empresa. Os representantes do banco informaram que a Estratégia Corporativa do BB deixou de ser discutida apenas pela diretoria e passou a contar também com a participação dos funcionários. O gerente executivo Antônio Germano fez a apresentação, apontando as 5 etapas do processo de construção da Estratégia Corporativa do BB, que consistiu em: TENDENCIAS E PANORAMA; SEMANA ESTRATÉGICA; MESAS TEMÁTICAS; REFINAMENTO ESPECIALISTAS e ECBB Encontro Estratégico com Lideranças do BB.
Na fase Tendências e Panoramas o processo se iniciou entre janeiro e fevereiro deste ano de 2023, através de um questionário enviado a todo corpo funcional, quase 90 mil funcionários, com o objetivo de mapear as tendências e panoramas do banco, dando assim a oportunidade de cada funcionário colaborar através de respostas e sugestões, havendo obtido cerca de 2.000 respostas, representando um incremento de 700% em relação ao ano anterior no número de participantes.
Após a mensuração das grandes tendências, o banco deu início a Semana Estratégica, através de Lives sobre temas relevantes, com a participação de mais de 4.000 espectadores, que trataram de cenários econômicos, industriais, financeiras, riscos relevantes, transformação digital e experiência do cliente. Foram realizados 25 encontros presenciais, 16 virtuais e 80 entrevistas ENLID’s, que contaram com a participação de cerca de 1.000 pessoas nas 13 mesas temáticas.
O Refinamento foi a fase para consolidar e fechar os conteúdos abordados através de especialistas no assunto e, por fim. A aprovação da Estratégia Corporativa BB, no encontro estratégico com lideranças do BB, para consolidar a partir dos materiais produzidos e ficando a última etapa para a aprovação da Estratégia Corporativa BB nos Conselhos Diretor e de Administração do Banco do Brasil.
Os representantes do banco abordaram o cenário atual do sistema, a projeção para o futuro e a necessidade das mudanças, com a visão de que as habilidades dos funcionários de 20 anos atrás, não serão as mesmas dos próximos 20 anos e, que por tal razão, faz-se necessário termos, de maneira contínua, um processo de adaptação das habilidades para que o banco acompanhe as mudanças e continue competitivo. Registraram ainda que, os grandes valores que o Banco do Brasil busca dentro da organização são, proximidade, Inovação, eficiência, integridade, compromisso com a sociedade e a diversidade, relatando as perspectivas e objetivos da empresa.
O banco apresentou mudança no tema que antes era chamado de SUSTENTABILIDADE e agora passa a se chamar ASG Ambiental Social e Governança Corporativa, com diversas novas reponsabilidades, com os indicadores que são: Redução de gazes do efeito estufa na carteira financiada, Diversidade, Equidade e Inclusão. O representante do BB chamou a atenção para a evolução no número de Fintec’s a cada ano, cada uma em especialidade diferente, aumentando a concorrência de maneira substancial.
Representaram o Banco do Brasil, o Gerente Executivo, Antônio Germano, a Gerente de Soluções Danielle Alves (Diretoria de Estratégia) e o Assessor Anderson Andrey (DIPES). Representaram a Contec o Coordenador da Comissão, Gilberto Antonio Vieira, acompanhado de Jéssica Alencar (Contec) e dos seguintes dirigentes: Carlos Souza, Dejair Besson, José Luiz do Vale, Marco Hilário e Rogério Marques (FEEB-SP/MS), Florival Cardoso Menezes, Heldair, Marcelo Araújo e Valeria Ferreira (FEEBMG/GO/TO/DF), Antônio Ribas Maciel, Carlos Kravicz e Walter Augusto (FEEB-PR), Armando Machado, Carla Flores, Coni Mazurkievicz, Edson Deretti, Ivone Cuccarolo, Luiz Francisco Cardoso, Marlon Cezar Bambinetti, Michael da Silva e Simone (FEEB-SC), Ivanilson Batista Luz, (FEEB GO/TO), José Bonaerges e Paulo Cesar (FEEB-AL/PE/RN), Regis Tatsch (Delegacia da ContecRS) e Fabiano.
Comissão Executiva Bancária Nacional de Negociação – CEBNN/CONTEC