Banco do Brasil aprova nova tabela PIP e beneficiará participantes do Previ Futuro
Na última terça-feira (16) o Banco do Brasil anunciou a aprovação das mudanças no critério de cálculos da PIP (Pontuação Individual do Participante). A medida era uma antiga reivindicação do movimento sindical e com a mudança, milhares de funcionários terão a oportunidade de aumentarem suas reservas para a complementação das suas aposentadorias.
Para que a mudança pudesse ser implementada, um longo caminho precisou ser percorrido, pois a alteração precisou ser apreciada pela Previc, órgão responsável pela fiscalização das entidades de previdência privada e pelas governanças da Previ e do BB.
A contribuição adicional ao Previ Futuro é conhecida como 2B, cujo cálculo é feito mensalmente através da Tabela PIP. A 2B pode variar de 1% a 10% do salário e pode ser feita à medida que o funcionário ascende na carreira. O Banco do Brasil contribui com o mesmo percentual do participante.
A fórmula para calcular o 2B engloba o aumento no salário do participante, tempo de filiação e média anual do crescimento salarial dos participantes do Previ Futuro.
Estima-se que cerca de 30 mil funcionários já mudarão de faixa de contribuição imediatamente.