Campanha Salarial 2024: CONTEC/Caixa debatem cláusulas de saúde e absenteísmo
Na sexta-feira (26), em São Paulo, foi realizada mais uma reunião de negociação entre a CONTEC e a Caixa no âmbito da Campanha Salarial 2024. O encontro ocorreu de forma híbrida, com alguns representantes presentes em São Paulo e outros participando via Microsoft Teams.
A reunião teve início com uma apresentação feita pela Caixa sobre programas de saúde oferecidos pela empresa. A apresentação abordou os seguintes temas: mudança do programa Gympass para WellHub, oficinas de Saúde Mental, preparativos para a SIPAT 2024, que ocorrerá em setembro, aplicativo “Caixa em Movimento”, canal de denúncias “Acolhe” e a inclusão de Pessoas com Deficiência (PCD).
A representação dos empregados destacou que a comunicação dos programas de saúde da Caixa precisa ser mais eficaz para alcançar todos os empregados. A Caixa reconheceu a necessidade de melhorar a divulgação dos programas e mencionou que, com o retorno das GIPES, espera-se que a comunicação melhore significativamente. A representação CONTEC reafirmou que os sindicatos podem ser aliados na divulgação dos programas nas unidades, devido à sua proximidade com a base de empregados.
Absenteísmo e Saúde Mental
A representação CONTEC manifestou preocupação com o absenteísmo e a saúde mental dos empregados, com proposta de incluir avaliações psicológicas no PCMSO. A Caixa afirmou estar em fase de construção de um novo programa de PCMSO, com foco na prevenção e na identificação precoce de problemas de saúde mental. Também enfatizou a importância da terapia e ofereceu programas de apoio psicológico, como o Conexa, cujo custo é inteiramente suportado pela Caixa.
A representação dos trabalhadores manifestou também que o assédio moral e sexual no ambiente de trabalho, além das metas abusivas, precisam ser duramente combatidos, pois são a principal fonte de problemas de saúde mental, tais como a depressão e a ansiedade.
Inclusão de Aposentados nos Programas de Saúde
A inclusão dos aposentados em todos os programas de saúde promovidos pela Caixa foi reivindicada pela representação dos empregados. A Caixa mencionou que algumas iniciativas, como o WellHub (antigo Gympass), já estão disponíveis para aposentados, e manifestou que estão em andamento funcionalidades que irão incluir todos os aposentados nesses programas.
Transparência e Acesso aos Dados do Saúde Caixa
Preocupações foram levantadas sobre a transparência dos dados do Saúde Caixa, com pedidos para que as negociações e estudos comecem imediatamente, para que os representantes dos empregados tenham acesso aos dados primários do Saúde Caixa e avaliem a saúde financeira do plano de forma a evitar déficits. Outra reivindicação foi a exclusão do teto de aporte financeiro pela Caixa do estatuto da empresa. Existe também a preocupação com o cumprimento do aditivo do Saúde Caixa, que prevê a instalação dos comitês de credenciamento que até o momento estão pendentes.
A Caixa propôs que os debates sobre o Saúde Caixa sejam feitos no GT (Grupo de Trabalho) específico, o que, na avaliação da representação CONTEC, está bastante atrasado.
Carlos Castro, Diretor de Relações Institucionais da Advocef e Diretor da CONTEC, expressou sua preocupação com a demora da Caixa Econômica Federal em reabrir as negociações do GT Saúde Caixa. Ele destacou os desafios que o plano de saúde tem enfrentado e lembrou da urgência em discutir essas questões, especialmente com o atual aditivo do acordo previsto para vencer no mês de dezembro.
Aprimoramento do PCMSO
Foram solicitadas melhorias no PCMSO, incluindo avaliações psicológicas e maior divulgação dos direitos dos empregados. “O PCMSO precisa ser um programa que avalie o ambiente de trabalho e a saúde integral do trabalhador e não ser apenas um procedimento burocrático que serve para que a Caixa cumpra a norma regulamentadora NR7”, afirmou Carlos Rodrigues, da Federação dos Bancários do Paraná. A Caixa afirmou que está revisando o programa de PCMSO, de forma a torná-lo mais uma ferramenta do programa de saúde do trabalhador.
Desconexão do Trabalho
A necessidade de respeitar os limites entre vida profissional e pessoal, evitando o uso excessivo de meios de comunicação fora do horário de trabalho, foi outra reivindicação. A Caixa reconheceu a importância da desconexão e está promovendo ações para garantir um equilíbrio saudável entre vida profissional e pessoal.
Avaliação
As reivindicações da CONTEC foram, em sua maioria, reconhecidas pela Caixa, que demonstrou disposição para atender a várias delas. No entanto, algumas respostas foram mais promissoras e indicativas de futuras ações, enquanto outras dependem da implementação e acompanhamento das propostas. Em relação ao debate sobre o Saúde Caixa, as respostas do banco foram muito evasivas e não apontam para solução dos inúmeros problemas do plano, que vão da precariedade de atendimento em alguns locais, falta de credenciados e o custeio do plano, entre outros problemas.
Fonte: CONTEC