Em audiência no MPT, BB apresenta Nota Técnica a respeito das mudanças no Manual do Trabalho Presencial

Nesta quinta-feira (27) foi realizada uma nova audiência de mediação entre o movimento sindical e o Banco do Brasil no Ministério Público do Trabalho (MPT).

A primeira audiência foi realizada no dia 12 de janeiro e na ocasião foi acordado que o banco deveria apresentar uma Nota Técnica explicando as mudanças que havia promovido no Manual do Trabalho Presencial, que trata de protocolos de prevenção à Covid-19. O principal item que o banco alterou no Manual trata da retirada da obrigatoriedade de se encerrar o expediente nas unidades onde são detectados casos positivos da doença.

Segundo os representantes dos funcionários na audiência, as explicações da Nota Técnica não foram satisfatórias e nem convincentes. Os dados apresentados no documento precisam ser checados e avaliados por profissionais da área da saúde.

Para que os dados possam ser analisados de maneira aprofundada por técnicos da saúde, a audiência foi suspensa e remarcada para o dia 8 de fevereiro. Nesta audiência o movimento sindical irá apresentar seu parecer sobre o assunto.

O BB também foi questionado na audiência, pelo subprocurador responsável pela mediação, se estava exigindo atestado de vacinação dos funcionários. O banco respondeu que não, pois trata-se de um direito individual. A vacina é exigida somente para o grupo de risco.