Retorno ao trabalho presencial foi tema de reunião com o Banco do Brasil

Após o Banco do Brasil anunciar que irá convocar os funcionários do grupo de risco que estão em home office para retornarem ao trabalho presencial, a CONTEC (Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Empresas de Crédito) solicitou uma reunião com o banco para tratar deste assunto e também das horas negativas e descomissionamentos.

O encontro aconteceu na tarde desta quinta-feira (19) e contou com a participação do diretor do sindicato Rogério Marques.

A CONTEC afirmou que os casos de Covid-19 no país voltaram a crescer e que considera prematuro o retorno ao trabalho presencial neste momento e reivindicou ao banco que os mantenha em home office até que os números voltem a cair a patamares mais seguros.

O Banco do Brasil justificou o retorno alegando que o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) Covid-19, assinado entre as partes, foi encerrado com a decretação do fim da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) em 22 de abril de 2022. Atualmente 1.276 funcionários estão em trabalho remoto em todo o país, sendo 317 no estado de São Paulo.

Inicialmente, todos os funcionários em home office deveriam retornar já na próxima segunda-feira (23/03), porém o banco concordou em estender este prazo por mais quatorze dias, ou seja, a volta ao presencial poderá ser feita até o dia 6 de junho. A data do retorno deverá ser agendada em comum acordo entre o funcionário e seu gestor.

BANCO DE HORAS
Com o fim da ESPIN, será iniciada também a compensação das horas negativas. Este tema também preocupa as entidades sindicais, que avaliam que o prazo de 18 meses para a compensação é pequeno, considerando que muitos funcionários acumularam muitas horas, não sendo possível a compensação de sua totalidade no período acordado.

DESCOMISSIONAMENTOS
Durante a pandemia, foi acertado verbalmente entre o BB e a CONTEC que não haveriam descomissionamentos por avaliação de desempenho. Com o fim da ESPIN, surgiu a preocupação em relação ao assunto, pois pode haver a partir de agora um número significativo de perdas de função.

Uma nova reunião vai acontecer na próxima quarta-feira (25/05) para dar prosseguimento dos debates.