Banco do Brasil não atende reivindicações e se limita a renovar cláusulas do atual acordo

A Comissão Executiva Bancária Nacional de Negociação da CONTEC, com a participação de representantes das Federações de bancários filiadas, realizou a quinta reunião, na tarde desta quinta-feira (4), com a Comissão de Negociação do Banco do Brasil, para dar continuidade aos debates da pauta de reivindicações dos funcionários, da Campanha Salarial 2022. O diretor do sindicato Rogério Marques participou da reunião com o banco.

Foram debatidas as seguintes cláusulas:

SUBSTITUIÇÃO DE COMISSIONADOS

O Banco do Brasil concorda em renovar a cláusula que trata do Provimento Transitório do atual acordo, ao contrário da CONTEC, que reivindicou a designação de outro funcionário para suprir ausências de comissionados a qualquer tempo e com o mesmo salário do substituído.

INCORPORAÇÃO DE FUNÇÃO

A CONTEC ponderou ao banco que o descomissionamento é a maior preocupação dos funcionários, pois a comissão representa a maior parte de seu salário e sua perda causa muitos transtornos, tanto de ordem pessoal como psicológicos, resultando até em afastamentos por motivos psíquicos. A reivindicação é pela incorporação de 10% da comissão a cada ano de exercício na função comissionada. Está é uma antiga reivindicação da CONTEC, porém o banco se nega a debater o assunto.

ISENÇÃO DE TARIFAS E ANUIDADES

A reivindicação é pela isenção total de tarifas dos funcionários e nas operações de cheque especial, empréstimos e cartão de crédito, cobrança de juros não superiores a 1% ao mês. O banco rejeitou a proposta e concorda em renovar a cláusula que trata do tema no atual acordo coletivo.

FALTAS ABONADAS

A CONTEC relatou aos representantes do banco que muitos funcionários reclamam da dificuldade em usufruir do benefício. A dificuldade decorre de vários fatores, como falta de funcionários nos locais de trabalho e imposição de gestores. Diante disso, foi reivindicado o retorno da acumulação e da conversão em espécie das faltas abonadas não usufruídas. O banco também negou o pedido e concordou em renovar a cláusula nos termos do acordo vigente.

Houve concordância do BB em renovar as seguintes cláusulas do atual Acordo Coletivo de Trabalho (ACT): ANUALIZAÇÃO DE LICENÇA-PRÊMIO, LICENÇA ADOÇÃO, LICENÇA PARA ACOMPANHAR PESSOA ENFERMA DA FAMÍLIA – LAPEF, ADIANTAMENTOS, AUXÍLIO FUNERAL e AMPLIAÇÃO DA LICENÇA-PATERNIDADE.

A próxima reunião está agendada para a próxima terça-feira (09/08).

Com informações da CONTEC