Na próxima semana tem assembleia do Santander para apreciar e votar a renovação do acordo aditivo

Foram encerradas na tarde desta quarta-feira (14) as negociações para a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) dos trabalhadores do banco, aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria bancária. A redação final do acordo ainda está sendo concluída e a previsão é de que bancárias e bancários participem de assembleias para aprovação do acordo na próxima semana.

 

O acordo terá validade por dois anos. Entre as resoluções das negociações estão: Extensão do período de amamentação de nove para 12 meses, podendo ser usufruído pelo pai ou pela mãe; Inclusão de cláusula de repúdio  à violência contra a mulher, onde o banco se compromete a apoiar bancárias vítimas de violência; Termo de relações laborais para prevenir e coibir o assédio moral e sexual; Manutenção do pagamento de PLR e Programa Próprio sem compensação de um pelo outro; Aumento de um para três dias para acompanhamento de filhos adoecidos; Reajuste no valor da bolsa de estudos; As pautas financeiras incluem pagamento da PPRS reajustado em 2022 em 8% que será pago em fevereiro de 2023 em parcela única no valor de R$ 3.355,73; Em fevereiro de 2024, será pago o valor reajustado pelo INPC do período, mais 0,5%; Estão mantidas as faixas de renda do PPRS – o banco queria subir de 13% para 16%; de 13% a 23% para 16% a 26% e acima de 23% para 26%.

 

“Uma conquista muito grande da categoria junto com movimento sindical em manter as cláusulas do aditivo e ainda obter avanços significativos, entre eles, os relacionados às cláusulas voltadas à violência contra a mulher e ao combate ao assédio moral e sexual”, explica Patrícia Bassanin, representante da Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS), na Comissão de Organização dos Empregados (COE) Santander.

 

Pagamentos 

O banco creditará no próximo dia 30/9, junto com a folha de pagamento, a primeira parcela da PLR. Na data, os funcionários receberão ainda, o pagamento do programa próprio e o crédito adicional do Vale Alimentação de R$ 1.000,00 (valor a ser pago somente este ano).

 

Assinatura acordo

Se aprovado pela categoria, o acordo segue para sua assinatura, prevista para o dia 27 de setembro, na sede do banco, em São Paulo.

 

Com informações da Federação dos Bancários de SP e MS