Entidades representativas dos funcionários foram convocadas para reunião urgente com a Cassi, que comunicou déficit de R$ 366 milhões no plano associados
As entidades representativas dos funcionários que compõem a mesa de negociação, foram convocadas na tarde da última segunda-feira (14/11) para reunião urgente com a CASSI, que comunicou déficit de R$ 366 milhões no Plano Associados e a intenção de implementação de plano de contingência, com ônus exclusivo para os associados, mediante aumento da coparticipação de 30% para 50% em consultas e de 10% para 30% em serviços auxiliares. Fomos surpreendidos com a proposta da diretoria da CASSI, de aumento de coparticipação, antes mesmo de qualquer conversa com as entidades e cuja votação realizada na manhã da segunda-feira (14/11) terminou empatada no Conselho Deliberativo daquela Caixa de Assistência.
Registramos nossa preocupação quanto ao risco de exclusão de colegas do plano, por falta de capacidade de pagamento, questão que já alardeávamos por ocasião da última reforma estatutária, votada pelos associados em 2019.
A propósito de nossa preocupação com a saúde da CASSI, em julho a CONTEC encaminhou ofício à Caixa de Assistência, pedindo informações dentre outras questões, sobre as tratativas com o patrocinador Banco do Brasil, referente aos trâmites do acerto sobre as verbas devidas à CASSI e ainda não pagas sobre os valores objeto de condenação do banco em ações trabalhistas a que se reportou o relatório anual da Caixa de Assistência 2021 (pag. 57).
Destaque-se que todas as entidades foram unânimes em rechaçar a proposta de aumento das coparticipações, além de protestar pela falta de transparência da direção da CASSI.
As entidades ponderaram pelo retorno da taxa de administração e ressarcimento das despesas com tratamento de Covid-19, considerando que significativo montante das despesas deriva de tratamento por adoecimento decorrente do trabalho, bem como pelo pagamento, pelo banco, da parcela que cabe à CASSI em razão das ações trabalhistas.
Ao final da reunião, os diretores eleitos garantiram que, tendo em vista o empate na votação da proposta de aumento da coparticipação, nenhuma medida da espécie será adotada antes de reunião com a mesa de negociações que busca a sustentabilidade da CASSI.
Fonte: CONTEC