Caixa não traz explicações plausíveis sobre a redução do lucro da instituição

A representação dos empregados Caixa/CONTEC reuniu-se com a representação da Caixa na última sexta-feira, visando esclarecer os motivos dos quais geraram uma redução no lucro da empresa no ano de 2022.

Para os empregados, os questionamentos apresentados na primeira reunião ficaram a desejar. Para a Executiva Nacional dos Empregados Caixa/CONTEC, as respostas não trouxeram praticamente nenhum esclarecimento, tendo em vista que os empregados merecem estas informações por todo o esforço que fizeram no ano de 2022.

Para a representação Caixa/CONTEC, os adiamentos/consignados relativos ao Auxílio, bem como outros possíveis fatores desconhecidos e não informados, geraram esta redução, impactando na PLR dos empregados.

Contudo, após repassar os dados do lucro apresentado, esclarecendo algumas dúvidas sobre os valores, a PLR foi paga através de autorização do SEST, previsto no parágrafo segundo, letra b, da Clausula Quinta do Acordo Coletivo de Trabalho da PLR.

Segundo a Caixa, o valor da segunda parcela creditado na noite do dia 23 de março, refere-se a 70% do valor, visto que sobre o valor bruto há incidência do I.R. e para os casos de pensão, adiantamento de 50% do valor. Informou que os acertos virão no próximo contracheque e possíveis diferenças pagas dia 31/03/2023.

Segundo a Caixa, 1.306 empregados terão que devolver valores da PLR recebidos antecipadamente, podendo ser pagos em até 10 vezes sem juros. A Comissão Caixa/CONTEC lamentou e rechaçou o fato de devolução de valores, lembrando a Caixa que fatos ocorridos no passado não deveriam mais acontecer.

Segundo os diversos dados, a redução do lucro em relação a 2021 se deu em grande parte por vários eventos não recorrentes, em especial com a venda de ativos financeiros e imóveis, fato este que não acorreu em 2022 e também pela necessidade de captação de recursos a taxas mais expressivas, como nos casos de LCI.

O diretor do sindicato Aldo César participou da reunião com a Caixa.

Fonte: CONTEC