Mudanças no PQV trazem apreensão aos empregados e empregadas da Caixa

Na última segunda-feira (15/05), a Caixa Econômica Federal apresentou as mudanças no PQV (Programa de Qualidade de Vendas). As mudanças trouxeram muitas preocupações, tanto para os empregados como para o movimento sindical, pois aumentam as punições para quem não cumpre as metas estabelecidas.

Várias reclamações então surgiram desde o anúncio das mudanças, como por exemplo a proibição de participar de Processos de Seleção Interna e até encaminhamento para a corregedoria para quem não atingir os 90 pontos no PQV. Outra reclamação diz respeito a penalização pelo cancelamento, pelos próprios clientes, de produtos da cesta de serviços.

Pelo novo PQV, as vendas de cartão de crédito, seguros e cesta de serviços canceladas em até 90 dias implicam em perda de pontos do programa.

No primeiro semestre deste ano serão feitas duas apurações de resultados. No primeiro trimestre já serão aplicadas as novas faixas de resultados definidas, habilitação ou desabilitação em campanhas, bonificação ou punição em processo seletivo (PSI/Score).

Já no segundo trimestre serão consideradas a incidência de novas faixas, início das consequências referentes às novas faixas com mensageria, acompanhamento do desempenho do empregado, avaliação das contestações em mais de uma instância, deflator no IQV decorrente da ausência de avaliação de contestação.

Infelizmente a direção da Caixa continua promovendo mudanças sem negociações prévias com os sindicatos e entidades de representação. Diante disso, o movimento sindical irá se reunir para debater a melhor maneira de discutir este tema com o banco o mais rápido possível.