Programa de Saúde Mental foi debatido entre o Movimento Sindical e o Itaú

Aconteceu nesta quarta-feira (20) reunião entre o movimento sindical e o Itaú para debater o programa de saúde mental proposto pelo banco.

O programa, apresentado pelo representante da área de saúde ocupacional e pelo médico do trabalho da instituição financeira, tem como foco o adoecimento mental como um fenômeno multifatorial e busca acabar com o preconceito acerca do adoecimento mental, treinar habilidades socioemocionais de líderes e adotar medidas preventivas.

Os sindicatos, há bastante tempo, já vêm apresentando denúncias a respeito do significativo aumento de doenças psíquicas na empresa e a iniciativa do Itaú neste momento é muito importante, porém não deve ficar só no papel. As ações devem ser colocadas em prática.

Os representantes dos funcionários também cobraram melhorias no atendimento e maior treinamento dos médicos das clínicas conveniadas para tratar das doenças psíquicas.

Sobre o programa Recomece, foi reivindicada a extensão e melhorias no programa, pois os dirigentes sindicais avaliam que 30 dias para a readaptação após retorno de licença são insuficientes.

O movimento sindical irá acompanhar atentamente a implementação dos programas.