Bradesco: Representantes dos bancários debatem metas e adoecimento da categoria

Membros da Comissão de Organização dos Empregados (COE) Bradesco se reuniram ontem (04), com representantes do banco, para cobrar respostas às demandas relacionadas à cobrança de metas e adoecimento da categoria.

A Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) foi representada pelo presidente do Sindicato dos Bancários de Campinas, Lourival Rodrigues.

Entre os pontos debatidos estão a cobrança de metas e o adoecimento da categoria. “O banco já apresentou em reunião anterior a estrutura do PDE (Plano de Desenvolvimento Extraordinário) e entende que cumpriu a cláusula 87 da CCT, mas nosso objetivo é debater os parâmetros e como essas metas estão sendo cobradas, não dá para cobrar meta de manhã, no meio do dia e ao final do dia”, enfatiza Lourival Rodrigues.

Representantes do banco informaram que a cobrança de metas é mensal e sem alteração durante o mês, mas que os números são calibrados durante o semestre. De acordo com o banco é possível acompanhar a estrutura em uma aba métrica disponível no sistema interno, chamada “SOMOS MAIS”. Representantes explicam que cerca de 50% dos funcionários elegíveis conseguiram atingir o PDE, mas concordam que as metas precisam ser calibradas pra baixo para que mais bancários sejam contemplados.

Auxílio Academia

O movimento sindical cobrou mais uma vez uma mesa de negociação para discutir sobre o auxílio academia, pauta que visa incentivar e promover a qualidade de vida e cuidados com a saúde do trabalhador. De acordo com o banco, ainda não é possível atender esta demanda, mas sinaliza que a questão é estudada. “Reforçamos a importância deste tema, visto que se trata de investimento na saúde do bancário”, destaca Lourival.

Ponto eletrônico e Bradesco Financiamento

Sobre as pautas Ponto Eletrônico e Bradesco Financiamento, o banco informou que estes acordos serão renovados em assembleia a ser definida.

Minuta de Reinvindicação Bradesco

A minuta específica de reivindicação, contendo as principais demandas da categoria, foi novamente apresentada ao banco. O banco apresentou devolutiva favorável ao primeiro artigo relacionado aos parágrafos terceiro e quarto da minuta, que descrevem:

Parágrafo 3º – Conforme previsão em normas do BACEN está vedado ao banco o impedimento de acesso dos seus usuários e clientes às agências.

Parágrafo 4º – O banco se compromete a dar ampla divulgação de que o acesso às dependências da agência é livre a todos os usuários e clientes.

Saúde e Dental Bradesco

Já sobre questões relacionadas à saúde e saúde dental da categoria, a COE relatou as dificuldades com o descredenciamento de médicos e em alguns lugares a carência de especialidades, o que segundo os representantes, impacta completamente no atendimento do bancário pelo plano.

O banco informou que o seguro Bradesco saúde é um serviço contratado pelo banco e que tem interesse em resolver estas questões. Representantes do banco destacaram ainda que no aplicativo do seguro Bradesco, é possível realizar consulta de reembolso dos serviços, assim como a realização do procedimento de reembolso.

Fonte: Federação dos Bancários de SP e MS