Itaú: Federação dos Bancários de SP/MS participa de manifestações contra o assédio, adoecimento e demissões

Nesta quinta-feira (07), agências do Itaú em todo o país foram palco de manifestações realizadas por sindicatos dos bancários. O Objetivo foi levar ao conhecimento público as demissões em massa, fechamento de agências e cobranças abusivas de metas realizadas pelo Itaú. O sindicato de Franca também participou das manifestações.

Reginaldo Breda, secretário geral da Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) e representante na Comissão de Organização dos Empregados (COE) Itaú, falou sobre a importância da iniciativa. “É preciso contrapor as mentiras contadas pelo Itaú em suas publicidades. Como representantes das bancárias e dos bancários, temos conhecimento da realidade enfrentada pelos funcionários no dia a dia, onde medo, assédio e adoecimento são frequentes”, disse.

Os protestos apresentaram dados do último balanço do banco, que revela o fechamento de 1.082 postos de trabalho e 180 agências, motivo que leva à sobrecarga e prejuízo aos clientes. As manifestações também pontuaram a questão da terceirização de serviços que visa aumentar os lucros do banco e diminuir direitos.

De acordo com resultados da Consulta Nacional à categoria bancária, entre os impactos negativos na saúde do trabalhador estão ansiedade e cansaço constante.

Diante desse cenário, a Coe Itaú junto com Federações e sindicatos lançaram uma consulta aos funcionários. O objetivo é buscar soluções para a melhoria no ambiente de trabalho. De acordo com Reginaldo Breda, a iniciativa “visa evidenciar as discrepâncias entre a imagem propagada nas campanhas publicitárias e a realidade enfrentada pelos colaboradores, que buscam a manutenção do emprego e um ambiente saudável”.

Fonte: Federação dos Bancários de SP e MS