CONTEC se reúne com Banco do Brasil e discute remuneração

A Mesa Permanente de Negociação CONTEC/BB esteve reunida nesta quinta-feira (07/12), com representantes da empresa, para discutir sobre Remuneração. Os representantes do banco iniciaram a reunião registrando que estão colhendo informações para realizar estudos a respeito do tema, com vistas a atender a Portaria 1.112, da SEST, que pediu diagnóstico da situação atual para avaliação no primeiro semestre do próximo ano.

Os representantes dos funcionários pediram que os representantes do banco informassem sobre o andamento dos estudos que a empresa vem realizando, envolvendo o tema remuneração.

Após os representantes do BB informarem que os estudos a respeito do tema ainda carecem de solução, os representantes dos empregados pediram informações a respeito do andamento dos estudos sobre: a) a solicitada isonomia de jornada e remuneração dos Supervisores de Atendimento; b) nova tabela PIP; c) isonomia de jornada e salário dos assistentes; e, d) isonomia de tratamento aos dirigentes sindicais.

A propósito do tema remuneração, os representantes da CONTEC propuseram que o banco realize estudo objetivando:

a) ajustar/corrigir as normas que estabelecem o prazo de 90/180 dias de afastamento para perda de comissão;

b) corrigir as perdas geradas pela última reestruturação de cargos, que reduziram os valores das gratificações e comissões;

c) Isonomia para comissões, com correção das perdas geradas pela última reestruturação de funções, cargos e salários, denominado de PERFORMA, realizada no início de 2020. O PERFORMA criou novos códigos para as comissões, onde os ingressantes na mesma função recebem um valor inferior aos que já exercem o mesmo cargo. Quando do pagamento do PDG e PLR, o cálculo é realizado pelo novo código e valor reduzido, mesmo o funcionário estando enquadrado no código e valor superior. Atualmente existe 03 códigos e remunerações para a mesma função;

d) retornar ao prazo anteriormente praticado para as pontuações da carreira de mérito;

e) corrigir os impactos negativos gerados aos funcionários, decorrentes da redução de nível de agências;

f) estudar alternativas de solução para provimento das agências de difícil provimento, avaliando a conveniência de pagamento periódico de gratificações e/ou incentivos mediante pontuação diferenciada aos lotados nessas agências.

Participaram pelo BB: Fabrisio Bordalo Calixto (Gerente Executivo da Dipes/Centro de Ética e Relações de Trabalho), Sheyla Watrin Hesketh (Gerente de Soluções da Dipes), Alencar Rosa de Araujo (Gerente de Soluções Dipes/Ger Políticas de Remuneração), Eduardo de Assis Silva Junior (Gerente de Soluções Dipes/Equipe Estratégia de Cultura e Pessoas) e Sheila de Fatima Costa (Assessora da Dipes/Colet).

Representaram a CONTE o, Coordenador da Comissão, Gilberto Antonio Vieira, acompanhado dos seguintes dirigentes: Carlos Souza, Dejair Besson, Marco Hilário e Rogério Marques-Sindicato de Franca (FEEB-SP/MS), Florival Cardoso Menezes, Valeria Ferreira (FEEB-MG/GO/TO/DF), Antônio Ribas Maciel, Carlos Kravicz, João Haroldo Ruiz Martins e Luana Narimatsu (FEEB-PR), Luiz Francisco Cardoso, Michael da Silva, Simone (FEEB-SC), Ivanilson Batista Luz (FEEB GO/TO), Elsie de Andrade Farias (FEEB NN), José Bonaerges, Nivaldo Rodrigues, Paulo Cesar e Valderlan Galindo (FEEB-AL/PE/RN).

Fonte: Comissão Executiva Bancária Nacional de Negociação – CEBNN/CONTEC