Campanha Salarial 2024 – Conferência Nacional aprova reivindicações da Campanha

Aconteceu em São Paulo a 26ª Conferência Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro e durante o evento foram aprovadas as reivindicações da Campanha Nacional dos Bancários. Participaram da Conferência 632 delegados e delegadas de sindicatos de bancários de todo o país.

As reivindicações que serão apresentadas aos bancos para o início das negociações contemplam a renovação da atual Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), aumento real nos salários de 5%, maios participação nos lucros e resultados (PLR), ampliar direitos, fim do assédio moral e dos métodos de cobrança de metas que adoecem os trabalhadores e defesa do emprego.

Reginaldo Breda, secretário-geral da Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS), destacou a importância do processo democrático. “Estamos determinados a garantir avanços concretos para a categoria. A união de todos os bancários é fundamental para pressionarmos os bancos a atenderem nossas reivindicações. Precisamos de um sistema financeiro que valorize seus trabalhadores e contribua para o desenvolvimento social e econômico do país”, disse.

Ana Stela Alves Lima, vice-presidente da Feeb SP/MS, destacou a importância de reconhecer a grandeza e a responsabilidade da categoria. “Este congresso tem uma força da qual devemos nos orgulhar. Organizar uma categoria tão grande em um país imenso como o Brasil é uma façanha. Somos uma categoria extremamente organizada, e este congresso demonstra isso. Somos referência para todos os outros trabalhadores do Brasil; o acordo dos bancários é uma referência. Nossa organização serve de modelo, e isso nos traz uma responsabilidade que vai além da categoria bancária. Precisamos nos alinhar com as centrais sindicais e outros sindicatos de categorias, pois assumimos um papel importante na sociedade. Temos uma responsabilidade sobre tudo isso devido ao nosso tamanho e àquilo que representamos”, destacou a representante.

União e Organização

A Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul participou ativamente da construção das pautas de reivindicações e dos debates realizados durante a Conferência Nacional por meio da ampla participação dos Sindicatos dos Bancários de bases regionais filiadas à entidade, além de seus convidados.

David Zaia, presidente da Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) e representante da corrente política Unidade, falou sobre a importância da história de construção das campanhas nacionais ao longo dos anos, que garantiu diversas conquistas. “Nós temos o maior índice de sindicalização em nível de Brasil e, talvez, até mundial, graças ao trabalho das entidades sindicais”, ressaltou. “Temos uma história de luta pela democracia e em defesa de nossa categoria. Podemos ter divergências, mas a unidade é fundamental para termos sucesso nestes enfrentamentos. É normal que surjam dificuldades para a nossa organização neste momento. Mas vamos dar conta de responder aos desafios mais uma vez com a mobilização dos bancários e renovando a Convenção Coletiva de Trabalho, realizando uma grande campanha nacional”, completou Zaia.

Nove Eixos da Pauta de Reivindicações:

  1. Aumento real de 5% (inflação + 5%), PLR maior e ampliação de direitos;
    2. Fim do assédio e dos instrumentos que adoecem os trabalhadores na cobrança de metas;
    3. Representação de todos os trabalhadores do ramo financeiro;
    4. Defesa dos empregos frente aos avanços tecnológicos no trabalho bancário;
    5. Redução da taxa de juros para estimular o crescimento econômico e a geração de emprego e renda;
    6. Reforma tributária: tributar os super ricos e ampliar a isenção do IR na PLR;
    7. Fortalecimento das entidades sindicais e da negociação coletiva;
    8. Ampliação da sindicalização;
    9. Fortalecimento do debate sobre a importância das eleições de 2024 para a classe trabalhadora na defesa de seus direitos e da democracia: eleger candidatos comprometidos com esta pauta.

Este evento marca um passo significativo na luta dos trabalhadores do ramo financeiro, evidenciando a organização e determinação da categoria em buscar melhorias e garantir um futuro mais justo e igualitário.

Com informações da Federação dos Bancários de SP e MS

Foto: CONTRAF-CUT