Federação dos Bancários de SP/MS inaugura Auditório Eribelto Manuel Reino

A Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) reinaugurou, nesta terça-feira (9), sua sede administrativa, localizada na Rua Boa Vista, no Centro Histórico de São Paulo. O espaço passou por reforma recente, que modernizou e ampliou a estrutura de trabalho e de atendimento às entidades filiadas.

A programação teve início com a Assembleia Geral Ordinária, que analisou o Relatório de Atividades e o Balanço referentes a 2024, além da apresentação do planejamento para 2026. O encontro reuniu presidentes e dirigentes dos sindicatos dos bancários filiados, além de funcionários da sede.

A cerimônia de inauguração ocorreu na sequência, com uma apresentação sobre a trajetória de Eribelto Manuel Reino, ex-presidente da Feeb SP/MS entre 1982 e 1987, cujo nome passa a identificar o novo auditório da instituição.

A solenidade contou com a presença do presidente da Contec (Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Empresas de Crédito), Lourenço Prado. Também participaram do evento o neto do homenageado, Paulo César Cavalcanti Reino, e o filho, André Haddad, que acompanharam o descerramento da placa inaugural.

O presidente da Feeb SP/MS, David Zaia, afirmou que a entrega da nova estrutura reafirma o compromisso institucional da Federação:

“Ao modernizarmos nossa sede, iniciamos um novo momento. Reforçamos a continuidade da nossa história e o compromisso permanente com a categoria. O auditório com o nome de Eribelto é um reconhecimento por sua contribuição e por sua ajuda na construção dos fundamentos da Federação, além de um passo importante para enfrentarmos, com solidez, os desafios atuais.”

Quem foi Eribelto Manuel Reino

Eribelto Manuel Reino nasceu em Cedral (SP), em 21 de fevereiro de 1941, e morreu em São Paulo, em 11 de maio de 1987. Foi sindicalista, professor e gestor público. Formou-se em Contabilidade pelo Senac, em Economia e Administração pela Faculdade Dom Pedro II e em Direito pela Unirp. Participou de cursos e congressos em países como Porto Rico, Argentina, Bélgica, Alemanha Oriental, Alemanha Ocidental, Suíça e Colômbia.

Atuação profissional e sindical:
– Vice-presidente da Feeb SP/MS (1975–1982);
– Presidente do Sindicato dos Bancários de São José do Rio Preto (1977–1982);
– Vereador em São José do Rio Preto (1977–1982);
– Presidente da Feeb SP/MS (1982–1987);
– Diretor técnico da Secretaria Municipal de Relações de Trabalho de São José do Rio Preto (1983–1984);
– Professor em instituições como Senac Paiva Meira, EETG Philadelpho Gouveia Neto, EE Alberto Andaló, Instituto Americano de Lins e outras (1968–1987).

Em 1987, seu nome foi atribuído ao Aeroporto Estadual de São José do Rio Preto, em reconhecimento à sua atuação na região e no movimento sindical.

Os diretores do Sindicato Rogério Marques, Jaiter Carbone e Eli Faleiros participaram da Assembleia Geral e da solenidade de reinauguração da sede da Federação.

Por Andresa Gouvêa – Federação dos Bancários de SP e MS