Bancários definem pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2020

Aconteceu nesta terça-feira (21/07), via videoconferência, o 48º Encontro Nacional de Dirigentes Sindicais Bancários e Securitários da CONTEC (Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Empresas de Crédito).

O presidente do sindicato Edson Santos, que também é vice-presidente da CONTEC, participou do Encontro junto com mais nove diretores da entidade.

Durante todo o dia, os dirigentes debateram sobre diversos assuntos da categoria bancária, culminando com a aprovação da pauta de reivindicações e as estratégias da campanha.

A avaliação dos participantes do Encontro Nacional é de que a campanha salarial deste ano será atípica, em virtude da pandemia da Covid-19 e as consequentes medidas de isolamento que tiveram que ser seguidas para conter o avanço da doença. As redes sociais e os canais de comunicação digitais dos sindicatos serão essenciais para a unidade dos bancários na campanha deste ano.

O Encontro Nacional aprovou a reivindicação de um índice de reajuste composto pela reposição da inflação (INPC) mais um aumento real de 5% nos salários, incluindo aí a PLR (Participação nos Lucros e Resultados) e demais verbas. Para os ticket’s, a reivindicação será de um reajuste de 10%.

Devido ao home office, nova modalidade de trabalho de milhares de bancários, e que segundo alguns bancos, deverá permanecer após a pandemia, será incluída na pauta de reinvindicações deste ano uma cláusula para regular o teletrabalho, a fim de que sejam garantidos direitos e condições de trabalho adequados para quem estiver trabalhando à distância.

Cláusulas que tratam também da Covid-19 e a ultratividade, que é a validade de um acordo coletivo após o fim da sua vigência até a assinatura de um novo instrumento, também serão incluídas na pauta.

As novas cláusulas também estarão incluídas nas pautas do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal.

A manutenção de todas as cláusulas da atual Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) também faz parte da pauta de reivindicações.

A expectativa é de que a pauta de reivindicações dos bancários seja entregue à Fenaban na próxima quinta-feira (23/07) e que as negociações sejam iniciadas já na próxima semana.